Mudar o jeito de se locomover poupa tempo e gastos com transporte

Além do transporte público, hoje em dia existem opções como aplicativos de carona e monociclos elétricos que podem proporcionar mais qualidade de vida

• por

Você já colocou na ponta do lápis os gastos com transporte que tem por mês? Uma pesquisa realizada pelo Instituto Ipsos com a 99, empresa de mobilidade urbana, mostrou que 76% dos brasileiros não fazem um planejamento mensal dos seus gastos com a locomoção. E até aqueles que declaram saber quanto gastam com o carro próprio por mês, na verdade, podem desembolsar até seis vezes mais do que imaginam.

Muitos dos motoristas até já consideram a possibilidade de diminuir o uso do seu carro pra usar outro meio de transporte, como ônibus municipal ou a bicicleta. A principal razão para essa decisão é justamente a economia geral de gastos. Mas a gente já sabe que menos carros nas ruas também ajuda a reduzir a emissão de poluentes e o volume de trânsito pra todo mundo.

Aliás, o brasileiro faz em média 2,4 viagens por dia e gasta 1h20 pra chegar até o local de sua atividade principal. Em um ano, são 773 horas no trânsito – o que equivale a 32 dias inteiros. É muito tempo pra ficar parado, né? Mas já tem bastante gente mudando o jeito de se locomover por aí pra mudar essa realidade.

Saiba+: 5 jeitos de ajudar a mobilidade da sua cidade

Saiba+: Dia Nacional do Trânsito: você sabe tudo sobre as leis de trânsito?

Mobilidade urbana: novos jeitos de se locomover e reduzir

Em média, o brasileiro usa 3 modais diferentes por semana hoje em dia:

  • 14% dos usuários de carros por aplicativo também se locomovem a pé por distâncias maiores que 500 metros;
  • 10% combinam carro por aplicativo com ônibus municipal;
  • 9% usam automóvel como passageiro.

E aqui na Youse, nossos colaboradores também investem em modais diferentes ou usam seus carros de uma forma inteligente pra chegar até o trabalho todos os dias. Tem gente que mistura bike com ônibus, usa carro compartilhado por aplicativo, pega e oferece carona e até quem se aventura em cima de um monociclo elétrico.

Bike + ônibus

Segurança, saúde, economia de gastos com transporte e mais tempo livre. Combinar o ônibus com a bike pode trazer todas essas vantagens. Se o seu trajeto completo não conta com um ciclofaixa, por exemplo, você pode usar o ônibus para chegar até a área reservada para bicicletas. Aí dá pra continuar o caminho pedalando numa boa: sem trânsito e já praticando um exercício físico. 

Carro compartilhado por aplicativo

Pra quem ainda não tem a oportunidade de andar por aí de bike e patinete com segurança, pedir um carro por aplicativo é uma solução bem prática. Faz a economia girar, reduz o risco de levar multas, não precisa de estacionamento e você ainda pode usar o tempo no trânsito pra ler um livro, estudar ou simplesmente dar uma relaxada.

Carona

Quem precisa do carro todos os dias pode usá-lo de um jeito muito mais inteligente. Afinal, tem lugar pra mais quatro passageiros, né? Converse com os vizinhos, colegas de trabalho ou de faculdade e crie um grupo de carona! Além de descolar companhias para interagir no caminho, vocês podem dividir os gastos com gasolina ou estacionamento e fazer um revezamento entre quem dirige cada dia. Isso também tem impacto no trânsito, já que reduz o número de carros nas ruas.

Monociclo elétrico

As bikes e patinetes elétricos estão em todo lugar, mas você já viu um monociclo elétrico? Além de não emitir poluentes, ele ocupa bem pouco espaço e pode ir com você pra qualquer lugar. Dá pra levar no porta-malas de um carro, no metrô e até deixar guardado sob a mesa de trabalho, mesmo. A autonomia geralmente varia entre 70 e 100 km e é só carregar na tomada quando não estiver usando. Pode parecer difícil a princípio, mas pra aprender a se equilibrar nele levam só algumas horas de treino.

Estas são soluções que você também pode avaliar e incluir no seu dia a dia pra garantir mais qualidade de vida. É só escolher o que se encaixa melhor no seu trajeto e orçamento. 😉

 

Imagem ilustrativa

Simulação de Seguro Auto

Aqui na Youse você contrata só os serviços que precisa e que cabem no seu bolso. Além de o seguro ser totalmente personalizável, você faz tudo 100% online, rapidinho e na palma da mão.

Fazer cotação
Youse - Caixa Seguradora