Sette Câmara testa serviço de carros compartilhados elétricos

• por

Ele compete na Fórmula 2 pela equipe da DAMS e também é piloto de testes pela McLaren, na Fórmula 1. Mas a gente convidou Sérgio Sette Câmara, que é patrocinado pela Youse, pra sair um pouco das pistas e testar pela primeira vez uma solução de mobilidade diferente: um serviço de carros compartilhados elétricos. Esse modelo, também conhecido como Car Sharing, oferece uma opção de transporte alternativa ao aluguel de carros tradicional e aos aplicativos de carona.

Ele funciona como as bikes e patinetes compartilhados que já estão nas ruas. Geralmente, é cobrada uma taxa inicial e o restante do valor é definido pelo tempo de uso do carro, que é compartilhado. Assim, o trajeto não fica limitado a uma viagem só de ida ou de volta. E a beepbeep é um exemplo de empresa de Car Sharing que atua no Brasil atualmente. 

Como usar carros compartilhados elétricos

Os carros compartilhados já ajudam a reduzir o número de veículos na rua, o fluxo de trânsito e, consequentemente, a emissão de poluentes. Mas a frota da beepbeep ainda é composta apenas de unidades do Renault Zoe, que é 100% elétrico. O compacto começou a ser vendido por aqui em 2018 custando a partir de R$ 150 mil e autonomia de até 300 km. 

Para usar o serviço, é só fazer um cadastro no aplicativo da empresa pelo seu celular. Basta preencher alguns dados, enviar uma foto sua e da sua CNH em tempo real e informar o número do cartão de crédito para cobrança. No app aparecem os carros disponíveis e você pode escolher o que está mais próximo de você e por quanto tempo quer usar. Os carros compartilhados elétricos podem ser retirados e devolvidos em algumas estações que ficam nas regiões sul e oeste de São Paulo. E nem precisa de chave pra entrar no carro, viu? O Zoe já vem com botão start-stop e você pode destravar as portas usando o aplicativo. 

Saiba+: Modo Rua: agora dá pra alugar Scooter Elétrica

Saiba+: Dicas de aplicativos de mobilidade urbana para fugir do trânsito

Outros serviços de Car Sharing no Brasil

Além da beepbeep, também existem outras empresas brasileiras investindo em carros compartilhados. A Urbano funciona da mesma forma, mas trabalha com dois modelos diferentes: o elétrico BMW I3 e o smart Fortwo, que ficam disponíveis em 9 pontos da cidade de SP. Pelo aplicativo da empresa, você consegue ver a localização do veículo e a quantidade de energia disponível para escolher o carro que quer usar. 

Já a VAMO é uma empresa que atua em Fortaleza, Ceará, criada em parceria com a Prefeitura. São 20 carros elétricos disponíveis em 12 estações na cidade, e os usuários podem escolher entre os modelos BYD e6, com cinco lugares, e Zhidou EEC L7e-80, de apenas dois lugares. Em dois anos de operação, a empresa já realizou mais 3.700 viagens. 

 

Imagem ilustrativa

Simulação de Seguro Auto

Aqui na Youse você contrata só os serviços que precisa e que cabem no seu bolso. Além de o seguro ser totalmente personalizável, você faz tudo 100% online, rapidinho e na palma da mão.

Fazer cotação
Youse - Caixa Seguradora