Vamos repensar a mobilidade urbana?

A Youse e o Tecmundo se uniram pra bater um papo sobre o assunto, vem ver!

• por

Seu caminho até o trabalho, a faculdade ou a academia, os meios de transporte que você usa e até o quão acessível uma cidade pode ser pra você: tudo isso é mobilidade urbana. Aqui na Youse a gente simplesmente ama esse assunto e, toda vez que chega a Semana da Mobilidade (que acontece de 16 a 22 de setembro), a gente aproveita pra refletir sobre o futuro e as novas tecnologias relacionadas ao transporte. Dessa vez, a gente se uniu ao portal de tecnologia Tecmundo pra bater um papo super legal com a futurista Daniela Klaiman, confere aí! 🙂

Saiba+: 5 jeitos de ajudar a mobilidade da sua cidade

Saiba+: Dicas de aplicativos de mobilidade urbana para fugir do trânsito

O futuro da mobilidade urbana

Carros voadores, veículos autônomos, viagens espaciais e até hotéis intergaláticos. Parece até enredo de ficção científica, mas tudo isso pode fazer parte da mobilidade no futuro. “A graça dessas tecnologias é que elas vão aparecendo devagarzinho, mas chega uma hora em que explodem. Elas já estão sendo desenvolvidas há muitos anos e, quando acontecerem, vai ser num piscar de olhos!”, garante Dani.

Agora, quando o assunto é o presente, o meio de transporte campeão do momento é também um dos mais antigos: a bicicleta. Só pra você ter ideia, a cidade Bruxelas, na Bélgica, expandiu sua rede ciclística em cerca de 40 quilômetros e, em Barcelona, o governo pretende construir nos próximos dois meses mais 21 quilômetros para ciclistas e 12 quilômetros de vias para pedestres. Aqui no Brasil, a cidade de Curitiba ampliou o sistema de circulação com a criação de novas ciclofaixas no centro da cidade. “A gente tá vendo um bike boom em várias cidades do mundo e a pandemia acabou acelerando esse movimento, porque as pessoas preferem estar ao ar livre”, explica. 

Dani acredita que a tendência crescente do home office também vai impactar, e muito, a forma como a enxerga lida com a mobilidade urbana. “As pessoas vão começar a se movimentar menos e a percorrer distâncias menores, preferindo modais como bike e scooters e fazendo muitas coisas a pé. O carro vai acabar ficando para momentos mais especiais, como viagens e passeios”, conta. E por falar em carro, a futurista aposta nos carros autônomos como a grande tecnologia do futuro não tão distante. A Tesla, por exemplo, é a principal referência quando se fala em tecnologia autônoma. Seria Elon Musk um vidente? 

Cidades cada vez mais conectadas

Seja qual for o modal, pensar em uma cidade do futuro é pensar em uma cidade conectada. E isso pode se tornar possível graças à tecnologia 5G, que promete conectar carros a semáforos, faixas de pedestres e rodovias. “A ideia é criar um grande sistema com uma imensa eficiência. O resultado vai ser menos trânsito, mais economia de energia e combustível e uma cidade muito mais harmônica!”

Viu quanta coisa envolve esse mundo mágico da mobilidade? Aqui na Youse a gente adora descobrir formas criativas e eficientes de melhorar o mundo! Nossa contribuição pro seu dia a dia é o Seguro Auto, que é 100% digital e na palma da sua mão. Você confere quanto será o seu desconto e pode escolher só as coberturas e assistências que precisar pra montar um seguro online que cabe no seu bolso! 🙂