Youse Trips: o app que te ajuda a dirigir melhor

• por

Você sabe o que é “gamification”? É transformar tarefas do cotidiano em jogos que ajudam a melhorar o desempenho no trabalho, nos estudos, na saúde e até no trânsito. O Youse Trips é um aplicativo que nasceu dessa tendência do exterior, explicam o business architect, Bruno Mascarenhas, e o diretor de tecnologia, Alvaro Anton. Os dois fizeram uma viagem à São Francisco, na Califórnia, em busca do que há de mais moderno em tecnologia e voltaram de lá com a ideia de um app que ajuda o usuário a dirigir com mais segurança e habilidade. Usando os próprios recursos do smartphone, o Trips consegue identificar se a aceleração está muito forte, se as freadas são bruscas ou se as curvas estão muito fechadas, por exemplo. Tudo isso é reunido em um perfil, que pode ser compartilhado.

Passo a passo

Você não precisa ter o seguro Auto Youse pra baixar o app pelas plataformas iOS ou Android. A partir daí, é só iniciar a sua primeira viagem e o dispositivo reconhecerá onde você está, a velocidade média, o tempo que você gasta e reunir todas as viagens que você já realizou. Ele também vai oferecer missões para você completar enquanto mostra seu desempenho com gráficos bem informativos. Depois, você pode conferir sua pontuação, quantas medalhas conquistou e acompanhar o ranking com todos os usuários do Brasil. Ao acumular mais medalhas, você ganha prêmios!

Lançado em novembro de 2017, o app já anda bem. Ao todo, são 8 mil usuários pelo Brasil e mais de 11 mil viagens gravadas. O plano é conquistar cada vez mais motoristas a fim de incentivar um trânsito solidário.