#ModoCasa: 5 novos passatempos pra você fazer em casa

Que tal aproveitar esse momento pra se reinventar e criar um novo hobby? A gente te ajuda!

• por
Imagem: GettyImages

Se o momento pede pra gente ficar em casa, a melhor forma de dar um chega pra lá no tédio é ter um ou mais passatempos em casa pra chamar de seu. Se você olhar as redes sociais ou conversar com os amigos, vai perceber que o que não falta por aí é criatividade! Tem gente fazendo vídeos engraçados, outros estudando algo totalmente diferente, uma galera que aproveitou o tempo pra aprender a pintar ou a bordar… Tudo é válido pra deixar o dia mais leve! Conversamos com cinco #quarenteners que se viraram para criar novos hobbies – temos certeza que eles vão te inspirar a fazer o mesmo!

Saiba +: 8 shows históricos pra você reviver sem sair de casa

Escolha seus passatempos em casa e aproveite!

  1. Renda-se ao Tik Tok 

O Tik Tok é uma ferramenta de edição e publicação de vídeos de, no máximo, 30 segundos. Lá, você encontra vídeos de dublagens, de danças, de desafios e  tudo o que a imaginação dos usuários permitir. Só pra você ter uma noção da sua popularidade, foram mais de 1 bilhão de downloads só pela plataforma Android!

A arquiteta Isadora Prado, de 26 anos, já tinha o app instalado no celular, mas só utilizava pra ver vídeos. “Com a quarentena, comecei a me sentir muito sozinha. Estava ficando entediada de ver séries e notícias na TV, então tive a ideia de gravar alguns vídeos”, lembra. Pode parecer besteira, mas Isa conta que, pra gravar um vídeo simples de dublagem, dá um trabalhão – no bom sentido! “Fazer esses vídeos preenche meu tempo e ainda me divirto vendo a reação das pessoas nos comentários”, diz. 

Então, fica a dica: baixe o app e se jogue!

  1. Estude com pockets lives

Se você sempre teve vontade de aprender algo diferente, essa é a hora de criar um passatempo pra fazer em casa! Muitas instituições de ensino estão realizando as chamadas pockets lives, aulas de mais ou menos duas horas, totalmente gratuitas. Tem aula sobre absolutamente tudo, é só pesquisar direitinho e com certeza você vai encontrar algo que curte!

O estudante Guilherme Souza, de 17 anos, está prestes a entrar na universidade e, pra não perder o ritmo de estudos, decidiu apostar em cursos de seu interesse. “Já fiz um curso de investimentos e outro sobre comunicação pós quarentena. Além de me manter focado, é uma ótima forma de ganhar mais conhecimento sobre coisas que gosto e que não vou aprender na faculdade”, explica. A melhor parte é que você mesmo pode montar sua grade curricular e ainda ganha um certificado no final!

O Gui reserva o período da manhã para estudar e não perde o ritmo do cursinho. | Arquivo Pessoal
  1. Seja decoradora por um dia

Tem coisa melhor que arrumar sua casa do seu jeitinho? Foi o que Victória Bevilaqua, de 29 anos, dona de uma loja online, decidiu fazer pra criar um passatempo em casa. “Me mudei há pouco tempo e estava arrumando a casa aos poucos. Com esse tempo em quarentena, percebi que poderia decorar vários ambiente sem gastar tanta grana, só com criatividade”, afirma. 

A cômoda ao lado da cama de Vic, por exemplo, ganhou um jogo americano feito com o tecido que sobrou da sua colcha, apenas com linha e agulha. “Costurar é um hábito de família que consegui resgatar nesse tempinho em casa. Não só economizei dinheiro como ficou exatamente como eu queria!”. 

Vic garantiu a decoração sem gastar um centavo. |Arquivo pessoal
  1. Colecione algo diferente

Dos passatempos pra se fazer em casa, colecionar é um dos mais famosos. Você já colecionou alguma coisa? Tazos, papéis de carta, ímãs de geladeira? Para o advogado Caio Martins, de 23 anos, a nostalgia bateu forte no último mês e ele encontrou um passatempo pra fazer em casa. Fã de HQs e séries de super-heróis, ele acompanha de perto todo os lançamentos há mais de 10 anos, e decidiu tornar isso ainda mais desafiador. 

“Decidi começar a colecionar HQs republicadas dos anos 70 e 80, versões de séries de luxo. Na internet consigo encontrar algumas bem raras”, conta. Hoje, Caio já tem mais de 300 quadrinhos! “Precisei até criar um catálogo pra não me perder”, brinca.

Pra colecionar algo, não tem regras: pense em algo que você gostaria de ter e comece sem pressão – quando você menos esperar, vai ter uma coleção super legal em casa!

A coleção do Caio já soma mais de 300 HQs! | Arquivo pessoal
  1. Olhe para seu corpo (e para a sua mente!) com carinho

Nem todo mundo tem paciência e ânimo pra fazer exercícios intensos durante a quarentena – e tudo bem! Uma ótima forma de dar atenção ao seu corpo e à sua mente nesse tempo em casa é investir na yoga, uma atividade que exige pouco: apenas um tapete e uma horinha do seu dia.

A social media Raquel Alves, de 23 anos, é a prova de que, com um pouquinho de força de vontade, dá certo! Todas as manhãs, ela empurra o sofá e as poltronas da sala e pratica yoga com o pai. “A gente acompanha aulas do YouTube. Procuro sempre aquelas pra iniciantes e de estilo indiano, que têm bastante meditação e me deixam tranquila. É muito legal perceber uma evolução em tão pouco tempo!”, diz.

Raquel faz exercícios pela manhã e sempre em família. | Arquivo pessoal

Então, já sabe: inspire-se nessas histórias e encontre seus passatempos em casa, pra fazer numa boa!

E pra saber mais sobre o nosso movimento #ModoCasa, acesse a nossa página e veja todas as novidades que estamos preparando. E não se esqueça: mesmo à distância, a gente continua 100% online com você!