#ModoCasa: aprenda a organizar uma rotina de home office com filhos pequenos em casa

Conciliar home office e filhos não é fácil, mas a gente te ajuda a passar por isso numa boa!

• por
Imagem: GettyImages

O home office virou parte da rotina de muita gente nas últimas semanas. Mas não são só os adultos que têm suas rotinas mudadas de endereço – as crianças também estão precisando se readaptar. Para ajudar a equilibrar home office e o dia a dia das crianças em casa, a gente conversou com a personal organizer infantil Vanise Milioni. Dá só uma olhada nas dicas dela:

Saiba+: #ModoCasa: 15 dicas pra ficar em casa numa boa

Saiba+: #ModoCasa: como entreter as crianças?

6 dicas para organizar uma rotina de home office com filhos pequenos em casa

Mantenha o diálogo aberto

Mudanças de rotina podem trazer insegurança, ansiedade e muitas dúvidas para os pequenos. Então, nada melhor que uma boa conversa. “O importante é responder todas as perguntas do seu filho e tranquilizá-lo sempre. Sente-se com calma e explique que, a partir de agora, todos terão uma nova rotina dentro de casa. Ele precisa entender que está tudo bem, mas que você não está de férias e precisa trabalhar”, afirma Vanise. 

Tenha um cantinho só seu

O primeiro passo para organizar o home office é definir um cantinho que seja exclusivo para o trabalho. Foi isso que fez a gerente financeira Silvia de Toledo, mãe do João Pedro, de seis anos. “Fico na sala e ele no quarto, onde tem uma mesinha de estudos. Assim, ele também entende que, apesar de estar em casa, precisa manter as lições em dia”, conta. 

Vanise ensina que o importante é deixar claro que, enquanto estiver naquele ambiente, não é legal ser interrompido. “A criança precisa se familiarizar com a ideia de existir um escritório dentro de casa. Você pode combinar com ela que, se a porta estiver fechada, significa que o papai ou a mamãe não pode dar atenção naquele momento. Vale pendurar uma meia ou um laço na porta como lembrete”, explica Vanise. 

Vista-se para o trabalho

Crianças são muito visuais, então o ideal é se vestir como se estivesse saindo para o trabalho. Não precisa se vestir formalmente, se esse for o seu caso, mas tente não passar o dia de pijama, tá? “Incentive a criança a fazer o mesmo. Explique que é bom tirar o pijama para começar o dia melhor! Se todos entrarem na rotina, fica mais fácil”, comenta Vanise. 

Não esqueça do lazer

Hora de brincar é hora de brincar – e isso vale para os pais também! Defina horários para o almoço e também para começar e parar de trabalhar. “Lá em casa, optei por manter o mesmo cronograma: a gente acorda cedo, toma café, começo a trabalhar, ele brinca um pouco e faço a pausa para o almoço. Depois, ele estuda até umas cinco da tarde e eu trabalho até às sete”, conta Silvia. 

Pode ser um desafio no começo, mas ter horários estabelecidos não só ajuda os pais a terem um maior controle da situação, como também desenvolve a disciplina nas crianças. “Quanto mais você conseguir dar atenção para o seu filho e brincar com ele depois que o horário de trabalho e estudos acabar, mais ele vai entender a importância dessa rotina. A tendência é que a ansiedade diminua e o dia fique muito mais calmo e divertido”, diz Vanise. 

Envolva seus filhos na rotina

Voltou do mercado e precisa guardar as compras? Tá preparando o jantar ou o lanche da tarde? Experimente incluir seu filho em algumas dessas tarefas. “Ensine a criança a guardar as comprar e os brinquedos, a arrumar a cama, a dobrar o pijama… Essas pequenas ações vão fazer com que ele se sinta mais útil e parte da sua rotina durante quarentena”, orienta Vanise. 

Que tal seguir algumas regrinhas?

Outra dica importante para desenvolver a disciplina nos pequenos é criar algumas regrinhas básicas. Vanise lista algumas delas:

  • Estabeleça em quais situações é permitido interromper o trabalho. Se você estiver no telefone ou em uma chamada de vídeo, por exemplo, deixe claro que não pode. É uma situação de emergência? Sem problemas! Defina por meio de exemplos quais situações podem ser consideradas emergenciais e quais podem esperar mais um pouquinho.  
  • Que tal transformar algumas regras em brincadeiras? Você pode pedir para o seu filho desenhar uma sinalização para pendurar na porta do seu escritório ou até mesmo para ajudar a escolher a roupa do trabalho. Ele vai adorar!
  • Explique que durante o horário de trabalho não é legal mexer no seu celular. Diga que, além dele, você tem um chefe e muitos amigos no trabalho que podem querer falar com você. Ah, também é bom avisar o pessoal do trabalho que você tem uma criança em casa pra que eles se acostumem em ver uma carinha nova de vez em quando!

E aí, gostou das nossas dicas? A gente espera que, com elas, seu home office seja muito mais tranquilo – e que seu filho consiga curtir esses momentos com a família toda em casa!

O #ModoCasa foi pensado pra isso mesmo, ajudar a redescobrir o que o seu cantinho tem de melhor! Acesse a nossa página #ModoCasa e saiba mais sobre esse movimento e todas as novidades que estamos preparando pra que você viva esse momento numa boa.

E, não esqueça: mesmo à distância, a gente continua 100% online com vc!