#ModoCasa: aprenda alguns cuidados com o carro enquanto estiver parado

Ficar atento a alguns cuidados com o carro parado permite que você passe por esse período mais numa boa!

• por
Imagem: GettyImages

O momento pede que a gente fique em casa, mas isso não significa que não precisamos ter alguns cuidados com o carro parado, viu? O engenheiro mecânico Alberto Meyer, Auditor no Instituto da Qualidade Automotiva, vai te ensinar a fazer essa manutenção. É bem fácil, olha só!

Saiba+: #ModoCasa: como fazer uma compra consciente no mercado

Saiba+: #ModoCasa: aprenda a economizar durante a quarentena

Escolha bem o lugar para deixar seu carro

Nem sempre a gente pode escolher onde deixar o carro, mas, se isso for possível, lembre-se de evitar deixá-lo ao ar livre. “O calor do sol pode afetar os revestimentos internos e a pintura, sem contar a possibilidade de chuvas de granizo”, afirma Meyer. O ideal, então, é deixá-lo em um lugar fechado e que seja minimamente arejado, pra que não sofra com as mudanças de clima. Caso você precise mesmo deixar num local aberto, use um cobertor embaixo de uma capa de proteção e, de preferência, procure um local com sombra. 

Partes plásticas e de borracha

Se não for possível colocar o carro em local coberto, o ideal é proteger as partes plásticas e os revestimentos. Se os assentos do carro forem de couro, por exemplo, Alberto aconselha usar produtos específicos para a hidratação do couro. Se forem de tecido, aspire com frequência para não acumular resíduos. Também existem algumas películas próprias para vidros que filtram os raios UV, além de ajudar a controlar a temperatura dentro do automóvel.

Ah, e um lembrete importante sobre os cuidados com o carro: correias e mangueiras podem sofrer possíveis danos com o sol, como ressecamento, e podem até arrebentar, por isso é importante usar protetores próprios.

Atenção à bateria

Você sabia que os carros possuem vários elementos elétricos e eletrônicos que consomem a energia da bateria, mesmo quando estão desligados? Se seu carro está parado, é importante sempre monitorar a sua carga e, se for preciso, recarregá-la com um aparelho adequado. Se ele ficar muito tempo sem carga ou com a carga muito baixa, as baterias acabam estragando. Então, fique de olho com os cuidados com o carro e, de tempos em tempos, dê aquela checada básica! Você pode ligar o carro uma vez por semana durante 10 minutos, assim a bateria não descarrega! 

Pneus: check! 

O peso médio de um carro é de uma tonelada, por isso, se não ficarmos atentos aos pneus, eles tendem a perder pressão e se deformam com o peso do veículo. Deixar um pneu deformado por muito tempo pode causar danos permanentes a ele, então a dica é  calibrá-los antes de deixá-los quietos no seu canto, inclusive os estepes. Ah, e sempre mantenha-os com as tampas de válvulas, já que elas protegem a vedação, combinado?

Deixe o sistema de combustível em dia

Cada carro tem um sistema de combustível diferente, e cada sistema merece uma atenção especial. Para os os veículos que têm injeção eletrônica, é importante deixar o tanque cheio para evitar a presença de ar e umidade, que podem oxidar o combustível e prejudicar o sistema. Já para os veículos mais antigos, que têm carburador, a melhor opção é esvaziar o tanque, fechado?

Fique de olho no para-brisa

A longo prazo, os limpadores podem danificar o para-brisa. Por isso, é importante mantê-los afastados do vidro para preservar a borracha. E lembre-se que o recomendado é substituí-los uma vez por ano, ok?

Cuida da parte elétrica

Cabos, fios e isolação são um prato cheio para roedores e insetos. “Além de transformar o carro em um verdadeiro ninho, eles ainda podem devorar os revestimentos, causando curtos-circuitos”, explica Alberto. Bolinhas de naftalina e capas de proteção são uma boa opção. Outra ideia é deixar o capô levantado, já que roedores preferem lugares escuros e quentes para ficar.

Deixe o ar condicionado regulado

Se o sistema de ar condicionado não for bem cuidado, ele pode ser fonte de propagação de bactérias. Para evitar isso, uma boa prática é regular a temperatura do sistema para o máximo e deixar funcionar por cinco a 10 minutos antes de desligar o veículo. Assim, você seca as partes internas, evitando que as bactérias se reproduzam. Anotou?

Cera nele!

Antes de deixar seu carro parado, encere-o bem. Isso vai ajudar a preservar a pintura e facilitar a limpeza posterior. O uso de capas deve ser avaliado com cuidado, pois depende do tipo de capa e o local onde o carro vai ficar. “Colocar capa por longos períodos ao ar livre pode ser mais prejudicial do que benéfico, já que a capa pode derreter e colar na pintura e seu movimento com o vento pode arranhar”, explica Alberto.

E depois da quarentena?

O lubrificante do motor e o líquido de freio também podem sofrer com a umidade do ar e a oxidação durante esse tempo parado. Depois que voltar a usar o carro, é interessante verificar o estado do óleo semanalmente e, se alguma notar alteração, como uma espuma branca, substituí-lo.

Com essas dicas de cuidados com o carro ficou muito mais fácil cuidar do carro enquanto ele estiver parado, né?

Pra saber mais sobre o nosso movimento #ModoCasa, acesse a nossa página #ModoCasa e veja todas as novidades que estamos preparando. E, não se esqueça: mesmo à distância, a gente continua 100% online com vc!

Imagem ilustrativa

Que tal um seguro?

Aqui na Youse você contrata só os serviços que precisa e que cabem no seu bolso. Além de o seguro ser totalmente personalizável, você faz tudo 100% online, bem rapidinho e na palma da mão.

Quero um seguro auto
Youse - Caixa Seguradora