#ModoCasa: aprenda como controlar a ansiedade com 8 dicas

Com essas dicas, vai ser muito mais fácil ficar numa boa durante a quarentena

• por
Imagem: GettyImages

Todo mundo, em algum momento da vida, pode ficar ansioso com uma situação – pode ser o trabalho, o relacionamento, as amizades, a família… Esse sentimento é super normal e faz parte do nosso dia a dia, mas, com a quarentena, você pode começar a perceber que ele está batendo mais forte. A boa notícia é que, com algumas dicas, a gente pode aprender como controlar a ansiedade e passar por esse momento numa boa. A psicóloga Daniele Nazari, da plataforma ZenKlub, rede de psicólogos online, te ansina!

Saiba+:#ModoCasa: 14 apps e jogos online pra ficar sempre conectado com os amigos

Saiba+: #ModoCasa: veja dicas e receitinhas pra manter uma alimentação saudável

Aprenda como controlar a ansiedade com 8 dicas

Crie uma rotina

Nossa vida sempre foi pautada por um cotidiano acelerado, cheio de compromissos e eventos em nossas agendas. Durante o isolamento social, grande parte deles vão ficar para depois. É hora de criar uma nova rotina, baseada em nossas atuais necessidades. Manter o horário das refeições, de trabalho, de estudo e, claro, de lazer, é fundamental. Ter uma rotina certinha permite não só que você consiga comer e dormir melhor, mas também crie uma disciplina em casa. “Na sociedade, nossa rotina depende muito dos horários dos outros. Dentro de casa, a gente tem que ter essa responsabilidade individual e estabelecer nossa própria organização”, afirma Daniele. 

Valorize as horas de sono

A qualidade do sono reflete diretamente no nosso humor e bem estar. Se você tem dificuldade em dormir, tente criar um ritual noturno – pode ser tomar um chá quentinho, fazer uma leitura leve ou ouvir um áudio relaxante. Ah, e tente se afastar de eletrônicos algumas horas antes de ir pra cama. Dormir com a televisão ligada, por exemplo, faz com que o organismo entre em um estado de alerta, o que dificulta o corpo a chegar à fase mais importante do sono. Já mexer no celular ou computador antes de dormir, aumenta a produção de adrenalina, causando mais ansiedade. Além disso, a luminosidade diminui a produção de melatonina, que é o que dá a sonolência. Outra dica é não pensar no dia seguinte. Deixe para lidar com as pendências da semana no momento certo, combinado?

Fique um tempinho longe do celular

Um dos melhores jeitos de driblar a ansiedade é se informar com cuidado, sem exageros. Então, que tal ficar uns minutinhos do seu dia longe do celular? Dê uma maneirada nas redes sociais e preste atenção nas fake news. Priorize fontes confiáveis e evite espalhar notícias duvidosas pelo WhatsApp. Você pode separar algumas horas do seu dia para ler as notícias. Mas sem exageros, e de preferência, de dia, ok? Se não elas podem afetar o seu sono! Use as facilidades da internet para o bem, sempre!

Descubra o que te deixa mais relaxado

Essa dica é bem pessoal e depende muito do que funciona pra você. Durante a quarentena, perceba o que te deixa mais relaxado – cozinhar, ver um filme, maratonar uma série, ouvir música, ler, escrever, bordar, fazer exercícios…  “Foque em trazer mais leveza para o seu dia. É hora de desacelerar”, diz Dani.

Preste atenção na respiração

Você sabia que o melhor remédio contra a ansiedade é a respiração? Daniele ensina a fazer um exercício super fácil! “Comece puxando o ar pelo nariz suavemente e soltando-o pela boca. Puxe o ar por quatro segundos e solte-o pela boca por seis segundos. Quando puxar, jogue esse ar pra baixo, como se tentasse estufar a barriga”, ensina. Com uma respiração tranquila e ritmada, os batimentos cardíacos também vão se acalmar e você se sentirá mais tranquilo!

Encontre um exercício pra chamar de seu

Não é novidade que a prática de exercícios é uma ótima maneira de combater o estresse e a ansiedade. Além disso, ela também melhora a autoestima, a qualidade do sono e a concentração. A boa notícia é que existem muitos aplicativos e canais no Youtube que ajudam a se exercitar em casa – é só você encontrar o que mais gosta e se jogar!

Não se cobre

Mentalize sempre: “está tudo bem”. Agora não é hora de cobranças e nem de sentir culpa. O momento pede muita paciência, calma e carinho com você mesmo. Tudo bem se sentir mais ansioso e aflito, o importante é tentar minimizar os efeitos desses sentimentos no dia-a-dia e trabalhar a raiz do problema. Se permita vivenciar todas as emoções! E tudo bem procurar ajuda para lidar melhor com essa fase e pode ser até necessário mesmo. O ZenKlub, por exemplo, conta com inúmeros profissionais da área, em sessões totalmente online, para te ajudar nesse processo. 

Aposte na meditação

Apesar da respiração profunda ter efeitos semelhantes ao da meditação, a prática é igualmente importante para acalmar a mente e o corpo. Durante a meditação, a concentração aumenta e eliminamos alguns pensamentos confusos que podem estar na origem do estresse, promovendo um maior bem-estar físico e emocional e trazendo de volta o equilíbrio e a paz interior. Ela pode ser praticada em qualquer lugar e em qualquer momento do dia. Existem vários tipos de meditação: 

  • Guiada

Nela, você precisa construir imagens mentais de lugares ou de situações que considere relaxantes. Pra isso, basta usar os sentidos por meio de cheiros, sons, imagens e texturas. Ela pode ser ou não guiada por um profissional.

  • Mantra

No mantra, repetimos lentamente uma palavra, uma frase ou um pensamento que ajude a acalmar, de forma a evitar distrações desnecessárias no dia a dia.

  • Mindfulness

Esse tipo de meditação consiste em ter uma maior consciência e aceitação de viver no presente. Deve ser feita em uma posição confortável, vivendo apenas o momento. Caso surjam sentimentos ou preocupações, e só deixar eles passarem, sem julgamentos! 

  • Qi Gong

A técnica, que visa manter o organismo equilibrado e aumentar a sua vitalidade, une, ao mesmo tempo, habilidades de luta, meditação, relaxamento e exercícios de respiração para restaurar e manter o equilíbrio. 

  • Tai Chi

Essa meditação em movimento mescla exercícios de respiração com artes marciais chinesas. Ela é caracterizada por suaves movimentos circulares, ritmo calmo e flexibilidade das posturas e movimentos.

  • Yoga

Na Yoga, são realizadas posturas e exercícios de respiração com uma música bem relaxante ao fundo. Ela deixa nosso corpo mais flexível e mantém a mente menos agitada e mais focada no momento presente.

E, por último, mas não menos importante: se mesmo assim a ansiedade insistir em bater à sua porta, procure ajuda. Além de conversar com amigos e parentes, existem diversos profissionais que atendem online. “Não tenha medo ou vergonha de pedir ajuda. Mais do que nunca, precisamos nos unir”, diz Daniele.

E então? Já sabe como lidar melhor com a ansiedade? Você pode seguir nossas dicas e também entrar em contato com algum profissional do ZenKlub! Assim, fica mais fácil passar por esse momento mais tranquilo!

Pra saber mais sobre o nosso movimento #ModoCasa, acesse a nossa página #ModoCasa e veja todas as novidades que estamos preparando. E, não se esqueça: mesmo à distância, a gente continua 100% online com vc!