#ModoCasa: os melhores museus online pra visitar sem sair de casa

Faça um tour virtual e explore o mundo do seu cantinho!

• por
Imagem: GettyImages

Já pensou em visitar museus incríveis sem sair de casa? Acredite, é possível! Algumas das principais instituições do mundo investiram em museus online para que os visitantes vivam uma experiência imersiva e totalmente diferente do que estão acostumados. Você pode visitar o museu de Vincent Van Gogh, a casa da Frida Kahlo, conferir pinturas rupestres na Caverna de Lascaux e até os esqueletos de dinossauros no Museu Nacional de História Natural de Nova York. Vem com a gente nessa viagem!

Saiba +: 8 shows históricos pra você reviver sem sair de casa

Confira nossa lista de museus online preferidos:

1 –  Caverna de Chauvet

Descoberta por acaso, em 1994, no sul da França, as pinturas da Caverna de Chauvet são consideradas as mais antigas que se tem conhecimento, já que são datadas entre 30 mil e 40 mil anos atrás. É um lugar de visitação proibida, por isso a única forma de conhecer é online! Nesse tour, você verá 425 figuras de animais gravadas nas paredes e estalactites da caverna. Pra isso, é só baixar o aplicativo Google Arte & Cultura, posicionar seu celular pra frente e explorar de maneira imersiva!

2 – Caverna de Lascaux

Lascaux é um complexo de cavernas localizado na região de Montignac, na França. Dentro delas, foram encontrados desenhos rupestres de mais de 19 mil anos atrás! Ela foi descoberta nos anos 40 e chocou a sociedade arqueológica por causa da quantidade de desenhos super elaborados em seus meros 250 metros de diâmetro. No site oficial de turismo da caverna, você pode conferir o tour online com um guia em  português! Demais, né?

3 – Museu Nacional de História Natural

Prepare-se pra viver uma experiência no melhor estilo do filme “Uma noite no museu”! Localizado em Nova York, esse museu conta com a maior coleção de fósseis do mundo. Suas exposições são dividas em salões, que você pode visitar virtualmente e conferir os três andares inteirinhos. É incrível! Você só precisa ter o programa Flash no seu servidor, beleza?

4 – Galeria Uffizi

Essa visita vai fazer você se sentir em Florença, na Itália, um lugar que respira arte. A Galeria Uffizi é um museu italiano que tem obras de Leonardo Da Vinci, Michelangelo, Rafaello e Botticelli – aliás, a famosa obra O Nascimento de Vênus, de Botticelli, tá lá! Você também pode conferir outras pinturas e esculturas lendárias, como Anunciação, de Da Vinci, e Medusa, de Caravaggio. Todas elas podem ser vistas de pertinho e merecem estar, com toda certeza, na lista de melhores museus online pra visitar sem sair de casa!

5 – Capela Sistina

Localizada dentro do Palácio Apostólico, no Vaticano, a Capela Sistina é conhecida pelos afrescos de Botticelli e Michelangelo, principalmente os retratados no teto. É lá também que se realiza o conclave, o processo de escolha do novo papa. Esse mesmo site reúne todos os museus online do Vaticano!

6 – Palácio de Versalhes

Era uma vez um castelo real localizado na cidade de Versalhes, no interior de Paris. Um retrato dos exageros e luxo da nobreza francesa que mandou no país durante séculos! Se você já viu o filme “Maria Antonieta”, de Sofia Coppola, sabe bem o cenário que o palácio protagonizou. É lá que você encontra a Sala dos Espelhos, um dos lugares mais luxuosos do mundo, com 17 arcos revestidos com espelhos, que refletem as 17 janelas viradas para o jardim. Cada arco contém 21 espelhos, somando 357. Vale muito a pena conhecer!

7 – Museu do Van Gogh

Você está prestes a visitar o museu que mais contém obras do autor no mundo e também o mais visitado na Holanda. Você encontrará mais de 200 pinturas, 500 desenhos e centenas de cartas do artista, além de conferir as pinturas mais icônicas, como a do seu Quarto, seu Autorretrato com Chapéu de Feltro e Os Girassóis. 

8 –  Museu da Frida Kahlo

Também conhecida como Casa Azul, era a antiga casa da artista mexicana e está repleto de obras intensas e emocionantes. Você consegue ver os antigos cômodos, o ateliê onde ela pintava, a cama onde desenvolveu boa parte de suas obras e obras como O Retrato do meu pai, o Autorretrato com vestido de veludo e o Retrato de Família, que está inacabado. 

9 – A Casa da Anne Frank

Quem leu o livro sabe que Anne Frank – autora do diário mais lido do mundo e que contou como foi viver refugiada da polícia alemã durante a Segunda Guerra Mundial – viveu em um apertado anexo em Amsterdã no início dos anos 40. Nesse passeio, você pode conhecer o espaço onde ela e a família ficaram escondidos e encontrar o famoso diário. Esse é um dos museus online mais interessantes e está disponível em 19 línguas!

10 – Pinacoteca do Estado de São Paulo

A Pinacoteca do Estado de São Paulo é um dos mais importantes museus de arte do Brasil. Pela internet, você consegue conferir as exposições de obras de Almeida Júnior, Oscar Pereira da Silva, Pedro Alexandrino Borges e outras pinturas do impressionismo, realismo e grafites do Brasil em 1844. 

Uma programação dedicada para a quarentena

Museu da Imagem e do Som 

O MIS é o ponto de encontro pra quem curte fotografia, cinema e música. Super tecnológico e personalizável – os espaços são constantemente modificados para cada exposição -, o museu preparou uma programação única para o período de quarentena. Além de bate-papos exclusivos com artistas e escritores, foram escolhidas três exposições onlines pra você ver de casa: Cinema Paulista nos anos 1970, Lambe-lambe: fotógrafos de rua em São Paulo nos anos 1970 e A mulher na Revolução de 32. Corre pra ver!

E aí? Preparado pra conhecer esse tantão de obras e museus online incríveis?

Pra saber mais sobre o nosso movimento #ModoCasa, acesse a nossa página #ModoCasa e veja todas as novidades que estamos preparando. E, não se esqueça: mesmo à distância, a gente continua 100% online com vc!