Outubro Rosa: que tal descobrir mais sobre esse movimento?

Neste mês dedicado à conscientização sobre o câncer de mama, vamos falar sobre prevenção, sobre a importância de um diagnóstico adiantado e redes de apoio e mostrar como a tecnologia contribui em cada etapa

• por

Outubro Rosa é um movimento internacional dedicado à conscientização sobre o câncer de mama. A campanha nasceu em 1997, nos Estados Unidos, foi trazida para o Brasil em 2002 pela Femama (Federação Brasileira de Instituições Filantrópicas de Apoio à Saúde da Mama) e já se tornou parte do nosso calendário.

Aqui na Youse, sempre incentivamos a reflexão sobre o tema, contando histórias de superação e incentivando o diálogo. Agora, convidamos a novas descobertas sobre como se cuidar, como rastrear e diagnosticar a doença e sobre como o apoio é fundamental a cada momento. E mostramos como a tecnologia também tem ajudado nessa luta.

Saiba+: Esta mãe passou por câncer de mama três vezes e saiu mais forte

Saiba+: Ela teve câncer de mama logo depois que seu bebê nasceu e viu que não estava sozinha nessa batalha

Neste Outubro Rosa, entenda o câncer de mama

O câncer de mama é uma doença causada pela multiplicação desordenada de células. Com essas células, se forma um tumor e ele pode ter diversos tamanhos e jeitos de evoluir. Segundo o Instituto do Câncer (Inca), esse tipo da doença é o mais comum entre as mulheres no mundo.

A campanha Outubro Rosa ajuda a divulgar e produzir informação para que mais pessoas saibam o que é o câncer de mama, como conseguir um diagnóstico o mais cedo possível e assim iniciar um tratamento.

Autoconhecimento e diagnóstico precoce

A gente acredita que o autoconhecimento pode te ajudar a entender seu corpo e com isso a melhorar hábitos, como ir ao médico regularmente e manter uma rotina saudável.

Segundo a Sociedade Brasileira de Mastologia, uma pessoa com bom índice de massa corporal e que pratica exercícios físicos, de 4 a 5 horas por semana, diminui em cerca de 40% a chance de desenvolver um câncer.

Graças também à tecnologia, a mamografia pode identificar pequenos tumores, que podem até nem ter sintomas, e resultar em um tratamento mais eficaz e menos violento.

Por isso, neste Outubro Rosa, a gente te convida a entender que o importante, mesmo, é se descobrir. Descobrir que cuidar de você mesma só te faz bem, e descobrir mais sobre como o avanço da tecnologia pode ajudar tanto no rastreamento e na prevenção, quanto durante o tratamento. Acompanhe a série de matérias que vamos publicar sobre o assunto, mantenha seus exames em dia e venha apoiar essa causa.