Outubro Rosa: tem como prevenir o câncer de mama?

• por
Foto: GettyImages

A rapidez na descoberta do câncer de mama é fundamental no combate à doença. Isso porque, segundo o Instituto do Câncer, as chances de remissão são de 95% quando ele é detectado cedo. Mas tem como prevenir o câncer de mama? Conversamos com o Dr. João Bosco, da Sociedade Brasileira de Mastologia pra te explicar que tem, sim!

Inclusive, graças à tecnologia, hoje você consegue se cuidar mais e ficar atenta aos sinais que o seu corpo dá quando alguma coisa não vai bem. Ao se informar sobre o assunto, você quebra muitos mitos. “As mulheres se impressionam com esses mitos e acabam não se cuidando preventivamente. Mas asseguro que a prevenção é o melhor caminho. Não é preciso ter medo do diagnóstico e da dor durante o exame”, diz João Bosco.

Saiba+: Ela teve câncer de mama logo depois que seu bebê nasceu e viu que não estava sozinha nessa batalha

Saiba+: Após câncer de mama, ela criou um grupo para compartilhar experiências

Câncer de Mama x Hábitos Saudáveis

Especialista em mastologia, ele afirma que há como prevenir o câncer de mama e é preciso adotar hábitos saudáveis. “Estima-se que por meio da alimentação, nutrição e atividade física seja possível reduzir em até 28% o risco de desenvolver a doença”, diz.

Ou seja, é preciso dar preferência a alimentos saudáveis, pouca ingestão de gordura e álcool, assim como a prática de atividades físicas diária, principalmente de exercícios aeróbicos.

Use a tecnologia a seu favor 

Você não precisa descobrir como prevenir o câncer de mama e fazer tudo isso sozinha. Existem aplicativos que podem te ajudar a cuidar da sua alimentação e te orientar a praticar exercícios físicos. Sempre bom lembrar que antes de qualquer dieta ou treino é importante falar com um profissional também, beleza?

Quando falamos em comer melhor, você pode contar com a ajuda de alguns aplicativos que te orientam a escolher melhor os alimentos que você compra. O Desrotulando, por exemplo, indica o valor nutricional de cada alimento quando você passa os rótulos dos produtos no app.  

Outra dica é conhecer o seu corpo e saber como funciona o seu ciclo menstrual. É importante saber disso porque uma das recomendações médicas é evitar fazer a mamografia nos três dias antes de menstruar, já que seus seios podem ficar sensíveis e o exame é um pouco chatinho. 

Se você tem um ciclo regular, pode baixar aplicativos como o Sai Cólica. Ele mostra, aproximadamente, quando será sua próxima menstruação. Assim você fica ligada na hora de marcar uma consulta! 

Fator idade

A Sociedade Brasileira de Mastologia recomenda realizar a mamografia anualmente, a partir dos 40 anos. Se alguém da sua família já teve a doença, é preciso fazer uma investigação para identificar uma predisposição genética e, aí sim, tomar decisões sobre os próximos passos. Há quem escolha procedimentos mais radicais, como a mastectomia preventiva, por exemplo. 

Mas, mulheres mais jovens também devem ficar atentas. “A prevenção primária deve iniciar, de preferência, ainda jovem e refere-se a evitar o excesso de peso, especialmente na região abdominal”, conta João Bosco. 

Ainda assim, se você tiver histórico familiar ou for fumante, seus cuidados devem ser redobrados, já que a predisposição é ainda maior. 

E aí? Bora mudar sua rotina, manter uma vida mais saudável e se prevenir do câncer de mama? Se tiver outras dúvidas, acompanhe as nossas matérias sobre o assunto e acesse o portal da Sociedade Brasileira de Mastologia.