Retrospectiva 2018: 10 coisas incríveis que aconteceram e você precisa saber

• por

O ano de 2018 foi cheio de acontecimentos marcantes. Mas foram tantas as coisas que ocuparam nosso tempo neste ano que várias notícias legais podem até ter passado despercebidas por você.

Separamos algumas delas em uma Retrospectiva 2018 pra te incentivar a ver todas as coisas boas que rolarem em 2019, sem perder de vista o lado bonito da vida. Dá uma olhada:

1 – Brasileiro cria primeiro desenho animado em libras

Crianças (e muitos adultos!) adoram desenhos animados. Mas as pessoas que têm deficiência auditiva ainda têm dificuldades em encontrar produções adequadas para suas necessidades. Por isso, o primeiro fato da Retrospectiva 2018 é  do diretor Paulo Henrique dos Santos, que teve a ideia de criar um desenho que ensina a língua portuguesa em libras. Já são 13 episódios de “Min e as mãozinhas”, que se tornou referência no Youtube. Paulo já havia trabalhado nos desenhos do Pica-pau Amarelo e Turma da Mônica. (Fonte: G1)

2 – Unesp e pesquisadores franceses criam filtro para ajudar criança disléxicas

Pode parecer uma iniciativa simples, mas está ajudando muita gente. Durante um estudo com raios infravermelhos, pesquisadores mapearam o movimento dos olhos das crianças e onde fixavam melhor durante uma leitura. Os pesquisadores identificaram que com filtro na cor verde, o cérebro delas entendia as letras de forma mais organizada, o que facilita a leitura e a escrita. Veja aqui o estudo! (Fonte: G1)

3 – Santuário para elefantes no Brasil resgata Rana

Uma ótima notícia da Retrospectiva 2018! O santuário de elefantes no Brasil já está funcionando desde 2013, mas foi só neste ano que a Rana, uma elefanta que vivia numa propriedade rural no país, foi resgatada. O santuário fica na Chapada dos Guimarães, no Mato Grosso, onde os cuidadores e especialistas acreditam ser um local com condições parecidas com as de onde os elefantes foram trazidos. Rana se juntará a Maia e a Guida, outras duas elefantas resgatadas. O local não permite visitação e seu objetivo é proteger elefantes que passaram por maus tratos e viveram em cativeiro ou circos. (Fonte: SEB – Santuário de Elefantes no Brasil)

Foto da SEB

4 – Pesquisadoras Brasileiras criam sorvete que alivia sintomas da quimioterapia

A quimioterapia é uma das fases mais complicadas durante um tratamento de câncer. O paciente pode ter dificuldades para se alimentar por conta dos efeitos colaterais, como náuseas, vômitos ou aftas. Mas uma equipe de nutricionistas da Universidade Federal de Santa Catarina criou um sorvete que funciona como suplemento e alivia esses problemas. O produto é resultado do trabalho de conclusão de residência das estudantes. (Fonte: G1)

5 – Estudante de 87 anos se forma em nutrição

Luíza Valencic Ficara se formou no curso de nutrição com 87 anos. Segundo o portal G1, ela nasceu na Itália e veio para a América do Sul fugindo da Segunda Guerra Mundial. Depois de ficar viúva e perder a irmã, ela decidiu passar seu tempo estudando. É claro que a sala de aula inteira ficou chocada quando ela apareceu no primeiro dia, mas a emoção foi bem maior ao assistir a entrega de seu diploma pela Universidade Padre Anchieta, no interior de São Paulo. (Fonte: G1)

Foto: Artfinal Eventos/Divulgação

6 – Brasileiro cria patins elétrico no japão

O brasileiro Daniel Souza decidiu criar uma marca de patins elétricos no Japão. O Thundrblade se tornou a solução ideal quando ele se mudou para lá e viu que, mesmo trocando o carro por uma bicicleta, ainda apareciam algumas dificuldades na rotina, tipo onde guardar, como manter em segurança e espaço para usar. Foi assim que ele criou um patins totalmente elétrico. (Fonte: Youse)

7 – Pela sexta vez, Marta é eleita melhor jogadora de futebol do mundo

Nesta Retrospectiva 2018 brasileira, essa não podia faltar. “Futebol não é coisa de menina” é uma frase que Marta Vieira da Silva escutou muito durante a sua infância. Hoje, a brasileira é a primeira estrela do futebol mundial a ganhar o prêmio seis vezes. Segundo dados divulgados pela FIFA, Marta teve 14.73% total dos votos. Existe melhor forma de lidar com haters? (Fonte: Folha de São Paulo)

8 – Primeira mulher indígena é eleita deputada federal em Roraima

Joênia Batista de Carvalho – ou Joênia Wapichana – nasceu na comunidade indígena localizada a 65 km de Boa Vista e chamada de Truaru da Cabeceira. Entrou para a política aos 20 anos e hoje, com 43, se orgulha de poder atuar com as comunidades indígenas e conhecer bem as dificuldades do seu povo. É a primeira vez eleita como deputada federal. (Fonte: El País)

Arquivo pessoal

9 – Novas escavações jogam uma luz sobre as antigas civilizações do Brasil

Parece ser coisa de outro país, mas aqui no Brasil nem sempre existiram apenas comunidades indígenas. Há milênios, a terra já era habitada por civilizações ainda mais antigas e que hoje nos dão um vislumbre de como eram então. É o que o arqueólogo André Strauss acredita: uma população que vivia nas proximidades da Lapa do Santo, uma área de 1.300 metros quadrados no município de Matozinhos, em Minas Gerais. Até agora, foram descobertas 40 sepulturas e 50 esqueletos, o que condiz com a teoria de que o local teria sido palco de rituais funerários entre 10.500 e 8.000 anos atrás. (Fonte: National Geographic Brasil)

Foto de Maurício Paiva

10 – Transplante de útero no Brasil virou case no exterior

O feito inédito de pesquisadores brasileiros permitiu que a Gisele* viesse ao mundo. Sua mãe foi submetida a um transplante de útero a partir de uma doadora já falecida e a cirurgia foi realizada no Hospital das Clínicas. Antes, ela havia passado pelo processo de fertilização in vitro e o embrião foi transferido apenas sete meses depois do transplante. Quando o doador é falecido, a cirurgia é mais complexa. O órgão ficou sem receber oxigênio, o que diminui muito o tempo que os médicos têm para realizar o transplante, como por exemplo quando o procedimento é realizado em intra vivos, o tempo de transferência é de no máximo três horas. O caso foi descrito na revista “The Lancet”. (Fonte: Estadão) *O nome foi alterado para segurança.

Foto: Dr. Wellington Andraus

Essas foram só algumas das coisas incríveis que aconteceram em 2018 e você pode nem ter visto. Então para 2019 a gente tem uma dica pra você: Abra os olhos!

Bônus: Mais 5 notícias legais que aconteceram este ano

+Quem é a primeira mulher a ganhar um Nobel de Física
+O time de jogadores de videogame formado apenas por idosos aposentados
+Conheça o guarda-chuva que se conecta a internet
+Descoberto o planeta mais longínquo do sistema solar
+Como a realidade virtual pode ser usada para superar o medo

….

Tenha tempo para apreciar os momentos bons na vida e deixe as complicações pra lá! Na Youse, nossos seguros te ajudam nisso. 😉 Clique e conheça o seguro auto, de vida e residencial!