Setembro Amarelo: bora conversar sobre saúde mental? :)

A Youse convidou o pessoal do podcast Imagina Juntas pra falar sobre empatia, amor próprio e autocuidado

• por
Imagem: Imagina Juntas

Nossa saúde mental é como aquela gaveta de meias do armário: às vezes tá bem organizadinha, outras vezes super bagunçada, tem horas que dá pra encontrar as coisas com facilidade e em outras a gente não acha nada. E tá tudo bem! O importante é sempre conversar sobre isso e, se precisar, contar com ajuda profissional. Nesse Setembro Amarelo, a gente convidou a Carol Rocha, a Jéssica Grecco e o Gus Lanzetta, do podcast Imagina Juntas, pra te ajudarem a olhar pra sua “gaveta mental” com mais carinho. Bora tirar um tempinho pra falar de empatia e autocuidado? 🙂

Saiba+: 3 histórias pra te inspirar a dar o primeiro passo e tirar um sonho do papel

Saiba+: #OuseAmar: o amor projetado na cidade

Youse convida Imagina Juntas pra falar sobre saúde mental no Setembro Amarelo

A OMS (Organização Mundial da Saúde) explica que autocuidado é a capacidade que cada um tem de prevenir e lidar com doenças com ou sem o apoio de um profissional no assunto. Ou seja, é a responsabilidade que a gente tem de cuidar com carinho do nosso corpo e da nossa mente. Sabe aquele perfil na rede social que não te faz bem, mas você insiste em continuar seguindo? Aquele hábito que você sabe que não é tão saudável, mas ainda adota? Ou até mesmo aquelas horas que você passa rolando o feed sem nenhum motivo? Pois bem, é hora de repensar essas coisas. “O que cada um de nós consome é nossa responsabilidade. É importante fazer escolhas conscientes na hora de acessar conteúdos na internet e pensar sobre como você tá gastando seu tempo online”, diz Carol.

Antes de mais nada: fique tranquilo, a gente sabe que não é tão simples assim mudar velhos hábitos, mas se você tentar aos pouquinhos, sem se cobrar demais, dá tudo certo! Que tal aproveitar o Setembro Amarelo e iniciar essa jornada batendo um papo com um amigo ou escutando e lendo mais sobre o assunto? É só dar um passinho de cada vez! 🙂

Hoje em dia, pra nossa sorte, existem vários canais de comunicação pra gente aprender mais sobre saúde mental – tanto quem tá passando por alguma questão difícil quanto quem quer saber como pode ajudar as pessoas ao seu redor. A galera do Imagina Juntas, por exemplo, conta que o podcast se tornou uma rede de apoio gigante pros ouvintes e até pra eles próprios. Pois é, quando a gente conversa sobre o assunto a gente ajuda quem tá escutando e acaba sendo ajudado também!

“Falar sobre o assunto saúde mental é mais que necessário. Felizmente, nos últimos anos percebemos que as pessoas estão mais abertas pra essa conversa”, conta Gus. “Dar espaço no nosso podcast pra que as histórias das pessoas fossem contadas fez com que nós olhássemos pras nossas histórias também. Temos exemplos incríveis, como o de uma senhora que saiu de um relacionamento abusivo depois de 30 anos por ouvir o Imagina Juntas com o filho. Também tivemos homens e mulheres relatando como se tornaram menos machistas por causa do nosso conteúdo”, lembra Jéssica. Demais, né?

E é por saber da importância do Setembro Amarelo que a Youse acredita que, com um pouquinho de coragem, é possível se abrir pro diálogo e passar por isso numa boa! Então, com a ajuda do Imagina Juntas, a gente separou algumas dicas pra você:

  • A gente é bombardeado de informações o tempo todo e às vezes nem percebe! Se você tá se sentindo muito sobrecarregado, experimente dar um tempo das redes sociais e use esse tempo livre pra ler um livro, ver sua série favorita ou cozinhar um prato que você goste. Existem muitas outras coisas legais que a gente pode fazer!

  • Dormir bem ajuda, e muito! É durante o sono que o corpo descansa, renova as energias e metaboliza vários hormônios que são essenciais para a nossa saúde. Crie uma rotina noturna que ajude seu corpo a ir relaxando e te coloque em um clima propício pra dormir.  Tente dormir sempre no mesmo horário, evite assistir à televisão ou mexer no computador e celular antes de se deitar, deixe o ambiente escuro e use um pijama bem confortável!
  • Tente se alimentar da melhor maneira possível. A gente sabe que industrializados são gostosos, mas que tal diminuir um pouquinho seu consumo? Comer alimentos saudáveis, como frutas, legumes e verduras, faz super bem pra nossa imunidade e dá aquele gás pra encarar o dia a dia! Falamos sobre algumas opções de receitas aqui.
  • Colocar nosso corpo e mente pra funcionar ajuda muito na nossa autoestima e amor próprio. Que tal testar algumas atividades físicas e descobrir uma que tenha a ver com a sua personalidade? Ou fazer aquele curso online que você sempre teve vontade, mas nunca encontrou tempo? É hora de se permitir!
  • A gente já falou ali em cima, mas nunca é demais repetir: a melhor forma de passar por essas questões numa boa é ficando perto de quem a gente gosta. E não precisa ser perto fisicamente, não! Se bater aquela vontade de conversar com alguém, você pode fazer uma videochamada e jogar conversa fora à vontade!
  • Ter ajuda de um profissional para te acompanhar nesse processo é super importante. Eles são um ótimo jeito pra te fazer entender coisas que passam despercebidos ao longo dessa jornada. Sites como o ZenClub têm terapeutas online prontos para te ajudar, por exemplo. A gente falou mais dessa plataforma aqui
  • Respeite suas emoções. Tem dias que a gente tá mais pra baixo e não quer ver ou falar com ninguém – e tudo bem! Abraçar esses momentos também faz parte do processo. 
  • Agora, se você sente que tá tudo bem com você nesse momento, que tal tirar um tempinho pra olhar com mais cuidado para os seus amigos e familiares? Uma ótima dica é desenvolver a escuta ativa, assim nos colocamos no lugar do próximo e até conseguimos ver os nossos problemas de outro ângulo. Pode não parecer, mas doar minutos do seu dia pode fazer toda diferença na vida de alguém! 

Viu só quantas coisas você pode começar a fazer nesse Setembro Amarelo pra organizar suas gavetas internas? Aqui na Youse, a gente acredita que vale a pena viver a vida com ousadia e, pra isso, é preciso cuidar da nossa saúde e ficar numa boa de verdade, com a gente e com os outros! 🙂