6 situações em que a seguradora se nega a pagar sinistro

Preste atenção a essas situações pra ficar numa boa com seu seguro!

• por
Imagem: GettyImages

A gente já te contou o que é sinistro e te mostrou que não é preciso ter medo dele, né? É sempre bom lembrar que, quando contratamos um seguro, tanto a seguradora quanto quem contrata têm alguns direitos e deveres, por isso é tão importante ler certinho a apólice, que nada mais é do que o contrato do seu seguro com todos os detalhes do que você contratou. Mas vamos entender em que situações a seguradora não pode pagar um sinistro? A gente te avisa desde já que é sempre bom manter tudo atualizadinho pra poder aproveitar o seguro numa boa! Confere só!

Saiba+: Você sabe o que é sinistro?

Saiba+: Como acionar as assistências dos seguros Youse pelo aplicativo

Saiba quando a seguradora pode se negar a pagar sinistro

Mantenha seus dados atualizados

Pode parecer simples, mas um dos motivos mais comuns para a seguradora se negar a pagar o sinistro é por divergência de informações. Por isso, é tão importante passar as informações certinhas na hora de contratar um seguro e também no decorrer do contrato. Mudou de casa? Se casou? Teve filho? Atualize seus dados! Na hora de acionar uma cobertura do seguro, todas as informações são checadas e, se tiver qualquer divergência, a seguradora pode negar! Aqui na Youse dá pra atualizar todas as suas informações no próprio App, bem fácil! 

Passe todas as informações corretamente

Se você bateu o carro na rua x e, na hora de solicitar uma cobertura do seguro, acabou dizendo que o ocorrido foi na rua y, a seguradora pode se negar a pagar. Esse é só um exemplo, e existem muitos motivos pra uma pessoa trocar as informações na hora de comunicar um sinistro, mas é importante passar tudo exatamente do jeitinho que aconteceu, combinado? Assim, a seguradora consegue dar o melhor retorno pra você! Ah, e lembre-se que ela fica sempre de olho nos detalhes!  

Tente não piorar o problema

Conte pra seguradora exatamente qual é o problema. Se, por exemplo, você tem uma porta com um problema na maçaneta, não aumente para a pintura, estrutura ou dobradiças. Se a seguradora comprovar que o problema inicial era bem menor e pode ter sido aumentado, ela pode negar a pagar a cobertura por divergência de informação. E a gente não quer isso, certo? 

Boletos ou pagamento no cartão sempre em dia

Caso ocorra um sinistro e seu pagamento do valor mensal do seguro não estiver em dia, a seguradora pode também se negar a pagar. No aplicativo da Youse é super fácil de ver se tá tudo em dia: é só entrar no app, escolher sobre qual seguro quer checar essa informação, descer a tela até o final e clicar em “consultar parcelas”. Muito simples, né? 

Evite certos tipos de situação

Imagine que você emprestou seu carro pra algum amigo ou parente, e descobre que a CNH dessa pessoa tá suspensa. Em casos que estão ligadas a infrações legais, não tem muito o que fazer! Se você sofreu um acidente ou se envolveu em um sinistro que de alguma forma está inserido em uma infração legal, a seguradora também pode se recusar a pagar a indenização. 

Fique tranquilo, tudo é analisado muito bem

A seguradora olha caso a caso pra saber como lidar melhor com a situação e deixar você numa boa! Ela usa recursos tanto internos quanto externos pra analisar as situações, riscos e responsabilidades. Tudo regulamentado pela Susep (Superintendência de Seguros Privados), órgão federal responsável pelo controle e fiscalização dos mercados de seguro, previdência privada aberta, capitalização e resseguro. Então, fique tranquilo, o que a gente quer é sempre te proteger, viu?

Existe a cobertura certa para cada caso

Aqui na Youse, sabemos que ao contratar um seguro, seja Auto, Vida ou Residencial, temos a possibilidade de personalizar do nosso jeitinho, escolhendo as melhores assistências e coberturas para o nosso estilo de vida. O poder de escolha tá sempre na palma da sua mão! Por isso, é sempre importante deixar ele #tipovc pra aproveitar ao máximo o que ele oferece! 

Se quiser saber mais sobre nossas coberturas você pode acessar as condições gerais de cada seguro. E também pode conhecer todas as coberturas e assistências do nosso Seguro Auto, Residencial e Vida!

Imagem ilustrativa

Feche o contrato agora

Se você ainda não tem o nosso Seguro Youse, é só baixar o aplicativo e fazer a cotação pelo celular. Escolha tudo do seu jeito e feche o contrato pelo celular, na palma da sua mão!

QUERO!
Youse - Caixa Seguradora