Aqui Seu Seguro Colabora

A gente dá força pra tirar projetos bem legais do papel. Vem ver o que tá rolando.

• por
Seu Seguro Colabora Seu Seguro Colabora

Em maio de 2016, a Youse lançou o Seu Seguro Colabora, um modelo de negócios que dá força para o empreendedorismo colaborativo no Brasil. Olha que legal: pra cada seguro que a gente vende, R$ 1 vai direto para uma conta criada exclusivamente para impulsionar projetos de gente criativa e a fim de fazer a diferença no mundo.

De lá pra cá, recebemos centenas de projetos de pessoas interessadas em patrocínio via matchfunding. Funciona assim: o idealizador define uma grana mínima pra tirar o projeto do papel; aciona a sua rede de contatos para conseguir metade do valor previsto e a Youse entra com a outra metade. Simples , né? E super colaborativo.

Tivemos 314 projetos (uau!) inscritos para embarcar nessa. Depois de analisar cada um, junto com a Benfeitoria, nossa parceira nessa ideia, chegamos a 12 propostas bem legais. Bora conhecer cada uma?

Projetos Selecionados - GoodTruck - RJ

O Good Truck quer espalhar o valor da economia criativa. Num trailer circulando por aí, os idealizadores do projeto buscam impulsionar projetos de impacto social e valor compartilhado.

Projetos Selecionados - Saca Só - SP

O Saca Só faz intervenções em locais públicos esquecidos pelos pedestres. O projeto leva as pessoas a se sentirem parte da cidade. A galera do Saca Só busca agora uma forma de ampliar o projeto.

Projetos Selecionados - Altitude telhados verdes e comestíveis - RJ

O projeto Altitude Telhados Verdes e Comestíveis quer fomentar o uso de espaços livres nos telhados da cidade, transformando esses locais em uma plataforma para produção de alimentos.

Projetos Selecionados - Oficina da mesa - SP

O Oficina da Mesa busca criar uma cozinha compartilhada, que será usada por pessoas que têm boas e novas ideias sobre alimentos. O Oficina quer promover o uso coletivo de equipamentos, o empreendedorismo e a ciência.

Projetos Selecionados - Zumpy - BH

O Zumpy é um aplicativo de carona solidária e está em busca de expansão. O app é gratuito e foi projetado para melhorar a mobilidade da cidade. A ideia é unir os amigos que vão para o mesmo destino, colocando o pessoal no mesmo carro e despertando uma consciência socioambiental. Menos carros nas ruas = menos poluição = cidade mais feliz.

Projetos Selecionados - Perdi mas achei - RJ

O Perdi Mas Achei é um boca a boca do bem. No site www.perdimasachei.com.br a gente pode contar sobre algo que encontrou, mas que pertence a outra pessoa. O pessoal do site faz um filtro e promove o encontro, fazendo os achados encontrarem seus perdidos.

Projetos Selecionados - A Imersão - POA

A Imersão quer ser um desafio de 48 horas para jovens universitários. Eles irão cocriar 5 projetos de impacto social que atinjam pelo menos 500 mil pessoas. A galera agora busca ajuda para transpor a ideia da teoria à prática.

Projetos Selecionados - Kombi dos Jogos - SP

E se a gente voltasse a brincar nas ruas? A Kombi dos Jogos está buscando ajuda para sair por aí levando jogos e brincadeiras. Os idealizadores querem mudar a forma como as pessoas veem a cidade, resgatando o conceito de ruas, parques e praças como locais de encontro, troca e cultura colaborativa.

Projetos Selecionados - Trama - RJ

A Trama quer ser uma plataforma digital que estimula a interação colaborativa, fomentando uma nova economia. O objetivo é conectar pessoas que tenham interesses semelhantes para materializar um objetivo. A Trama entra como um meio para fazer esse pessoal se encontrar.

Projetos Selecionados - Give box - SP

A Give Box foi pensada para criar espaços físicos de troca de objetos úteis. Quer ser um local de encontros em vários pontos da cidade de São Paulo. O objetivo do projeto é promover a cultura da doação, trazendo à tona reflexões sobre o modo como consumimos.

Projetos Selecionados - Tem açúcar - RJ

O Tem Açúcar é uma plataforma de empréstimos entre vizinhos. No www.temacucar.com, as pessoas pedem itens que estão procurando e que os vizinhos podem emprestar. O site faz o meio de campo. Com a ajuda da Youse e da Benfeitoria, o pessoal do Tem Açúcar quer ampliar o projeto para atingir cada vez mais pessoas.

Projetos Selecionados - Deskovery - RJ

O Deskovery dá acesso a espaços de coworking em diversos lugares, com uma única assinatura. É como se fosse um escritório pré-pago. Com o matchfunding, querem ampliar o projeto para que mais pessoas conheçam a iniciativa e adotem um jeito diferente de trabalhar.

A fase de matchfunding começa no dia 9 de setembro, quando os projetos selecionados jogam a ideia nas redes para captar recursos. A partir de novembro, iniciam a fase de realização. É aí que a gente entra com a nossa parte pra fazer tudo acontecer.

Fica ligado aqui na Como Ousa? pra saber o futuro desses projetos.