Classe de Bônus do seguro: você sabe como funciona?

• por

Modelo do carro e perfil do motorista são as duas coisas que mais influenciam na hora de descobrir o preço do seu seguro auto. Mas a boa notícia é que existe um jeito de conseguir um belo desconto no seu próximo contrato. Se você tem seguro ativo há mais de um ano já deve ter ouvido falar dela: a classe de bônus do seguro. Mas você sabe mesmo como funciona?

Descobrindo a classe de bônus do seguro

A gente conversou com o José Luiz de Oliveira, especialista de Seguros aqui da Youse, pra ajudar a resolver as principais dúvidas sobre classe de bônus. Funciona assim: a seguradora oferece um desconto como benefício para quem não tiver nenhum sinistro, ou seja, acionar alguma das coberturas, enquanto o seguro estiver ativo.

Aí, a classe de bônus varia em uma escala de 0 a 10, sendo que cada número corresponde à porcentagem de desconto que você terá. E olha que a redução no preço do seguro pode chegar a até 50%, dependendo do seu perfil. Quanto mais tempo você ficar sem acionar o seguro, maior será o desconto.

Lembrando que o desconto da classe de bônus fica associado apenas ao segurado, não ao carro, seguradora ou corretora. Isso quer dizer que você pode trocar de modelo ou de seguradora e ainda manter seu desconto na hora de fazer a renovação do seguro – desde que continue o seguro continue no seu nome.

Como eu vejo se tenho desconto?

Pra descobrir qual é a sua classe, é só procurar o número CI no contrato do seu seguro atual. Ele pode aparecer nos campos Dados do Veículo ou Produto, Dados Gerais, Dados da sua apólice ou Dados do segurado. Caso não encontre seu número CI, você pode entrar em contato com o seu corretor ou seguradora. Ah, e no momento em que for informar o CI no site da Youse, a gente também consegue te ajudar.

Com esse número em mãos, você faz uma cotação e confere o valor do seu desconto. Mas fique atento: pra conseguir cotar e ter o desconto certinho, o seu contrato com a outra seguradora deve estar nos últimos 30 dias. Aqui na Youse, por exemplo, dá pra cotar 100% online e já saber quanto você vai pagar pelo seguro na hora. E você ainda pode escolher as coberturas e assistências que quer contratar.

Posso perder uma classe de bônus?

Fique atento aos prazos! Você só ganha um novo “ponto” na sua classe de bônus do seguro se não tiver nenhum sinistro em um período de 335 dias. Isso quer dizer que a renovação deve acontecer dentro desse prazo para conseguir mais desconto. Se você tentar cancelar seu seguro e transferir para outra seguradora antes de completar os 335 dias, não vai aumentar sua classe de bônus.

Você também deixa de ganhar um ponto na classe de bônus se, na hora de fazer a renovação, contratar uma nova cobertura. Só é possível perder um ponto se você tiver sinistro (acionar uma cobertura) dentro do prazo de 335 dias ou demorar muito tempo para fazer a renovação do seguro.

E aí, você tem classe de bônus? Encontrou o seu número CI? Faça uma cotação online na Youse agora mesmo! Você confere quanto será o seu desconto e pode escolher só as coberturas e assistências que precisa pra montar um seguro que cabe no seu bolso! Saiba mais sobre o Seguro Auto Youse 😉

Imagem ilustrativa

Faça sua simulação agora

Aqui na Youse você contrata só os serviços que precisa e que cabem no seu bolso. Além de o seguro ser totalmente personalizável, você faz tudo 100% online, rapidinho e na palma da mão.

Fazer cotação
Youse - Caixa Seguradora