Quando o seguro dá perda total em um carro?

• por

Quando você bate o carro ou se envolve em algum acidente e aciona uma cobertura do seu seguro, a seguradora precisa fazer uma vistoria. Aí, um técnico vai verificar quais foram os danos e fazer um orçamento de reparo na oficina. Mas você sabe quando o seguro dá perda total no seu veículo?

Aqui na Youse, a gente considera que o carro teve perda total (PT) se o custo pra consertar tudo ultrapassar 75% do valor do seu veículo na Tabela FIPE.

O que acontece quando o seguro dá perda total?

Nesse caso, como o carro não tem mais conserto, você recebe da seguradora o que a gente chama de indenização integral. Ela é equivalente ao valor total do seu carro de acordo com a Tabela FIPE. Somente carros utilizados como táxi que recebem 70% do valor de tabela.

Depois que a gente classifica o seu carro como perda total, seu seguro é automaticamente cancelado e você recebe o dinheiro da indenização pra usar como quiser. Mas se resolver comprar um novo carro, não vai deixar o seguro auto de lado! É só fazer uma nova cotação no nosso site e contratar o Seguro Auto Youse.

Se meu carro tiver perda total, o que devo fazer?

Quando a gente te avisar que o seu carro teve perda total, nosso despachante entrará em contato com você em até 2 dias úteis para pedir os documentos para o processo de pagamento. Você precisa enviar todos os documentos para receber a indenização.

Alguns dos documentos obrigatórios são a CNH do condutor, CRLV (documento do carro), comprovante de residência do segurado, Boletim de Ocorrência e fotos do veículo. Você também pode conferir a lista completa para cada caso na nossa FAQ.

Quando o seguro dá perda total, o carro também passa a ser da seguradora. Então fique ligado em alguns prazos! Depois de receber o aviso de indenização integral, você tem 3 dias para tirar todos os acessórios não originais e os seus pertences do carro.

Saiba+: Modo Rua: como ter uma direção segura com o seu carro
Saiba+: O que é a vida útil de um pneu?

Quando eu recebo a indenização por perda total?

Quando o seguro dá perda total, o prazo máximo que a gente tem pra pagar a indenização que você tem direito é de 30 dias, contando a partir do dia que a gente receber todos os documentos necessários.
Se precisar de mais algum documento, esse período é interrompido até você enviar tudo e o prazo volta a contar a partir da chegada dos novos documentos.

Que coberturas garantem a indenização integral?

Se o seu carro tiver perda total por causa de uma batida, você só recebe a indenização se tiver contratado a Cobertura de Colisão do seguro auto. Você também pode acionar essa cobertura se algum objeto cair em cima do carro e causar PT, desde que o objeto não esteja sendo carregado pelo carro. Se o seu carro for roubado, pegar fogo ou sofrer com uma inundação, as coberturas de Roubo e Furto, Alagamento e eventos da natureza e Incêndio também garantem a indenização integral.

Imagem ilustrativa

Faça sua simulação agora

Aqui na Youse você contrata só os serviços que precisa e que cabem no seu bolso. Além de o seguro ser totalmente personalizável, você faz tudo 100% online, rapidinho e na palma da mão.

Fazer cotação
Youse - Caixa Seguradora