Seguro para carro elétrico: qual a diferença para carros a combustão?

A Youse já aceita modelos com essa tecnologia, sabia? Vem entender como funciona!

• por
Imagem: GettyImages

A gente não cansa de repetir que todo mundo aqui da Youse aaama uma inovação, né? Nosso time é apaixonado por essa ousadia de pensar em soluções que podem melhorar o mundo e facilitar nosso dia a dia. E quando a gente fala em carros, a inovação do momento são, claro, os carros elétricos. Imagina que maravilha não ter que se preocupar em checar toda hora como tá o combustível e ainda saber que você tá contribuindo pro bem estar do planeta? Muito bom, né? Na hora de contratar o seguro para carro elétrico, saiba que ele tem algumas particularidades. Vem entender melhor! 🙂

Saiba+: Dirigindo sem gasolina: como funciona um carro elétrico?

Saiba+: Qual é a diferença entre carros elétricos e híbridos?

Antes de tudo, qual a diferença entre o carro a combustão e o carro elétrico?

Por liderar as vendas do mercado e serem o tipo de veículo mais tradicional, é claro que existe uma facilidade em encontrar postos de abastecimento e mão-de-obra especializada pra resolver qualquer problema. Em contrapartida, ele tem várias desvantagens, como a alta emissão de gases poluentes, a manutenção elevada, a baixa eficiência do motor e o custo elevado do combustível. Os elétricos, por sua vez, têm baixo custo de manutenção, alta eficiência do motor e baixo custo de energia para carregamento, além de não emitirem poluentes. Ainda não é tão simples encontrar um ponto de recarga e o carregamento de energia não é tão rápido quanto abastecer com combustível, mas a tendência é que esses problemas sejam corrigidos ao longo do tempo.

E quais as particularidades de um seguro para carro elétrico?

Como se trata de uma tecnologia nova, que tá crescendo a cada ano, o mercado de seguros tá caminhando pra entender as diferenças e semelhanças na hora da contratação. Mas como a Youse tá sempre à frente e pensando no futuro, a gente já se antecipou em pensar em alguns fatores que podem influenciar na hora da contratação do seguro para carro elétrico.

Antes de tudo, vale dizer que, por serem modelos com um valor mais elevado em relação aos carros à combustão, o preço do seguro para carro elétrico acaba sendo um pouquinho mais caro, tá? Também é preciso pensar na dificuldade na reposição de peças, porque, como a gente já disse ali em cima, ainda se trata de um mercado novo, que tá se desenvolvendo a cada dia. A boa notícia é que isso dá pra ser contornado com peças produzida sob encomenda!

Como esse mercado ainda é recente, existem poucas oficinas credenciadas e mão-de-obra especializada, o que torna o custo de reparo um pouco mais alto. Além disso, por termos poucos postos de recarga disponíveis, ainda é cedo pra medir a frequência e tipo de atendimento para as “panes secas” e dizer se serão atendidos por carregadores portáteis ou transportados por guinchos.

Uma vantagem legal do carro elétrico é que ele tem menos chances de ser roubado, já que a bateria tá presa ao chassi e não pode ser retirada, diminuindo seu valor no repasse ao mercado paralelo de peças. 

Se você conquistou o sonho do carro elétrico, traz ele pra Youse! A gente aceita os modelos Zoe, Prius e Fusion Hybrid com até cinco anos de fabricação, basta fazer uma cotação online e escolher as coberturas e assistências que quer contratar. Feche seu Seguro Auto com a gente! 🙂