Como saber se sou beneficiário de algum seguro de vida?

• por
seguro de vida seguro de vida

Quando uma pessoa contrata um seguro de vida, ela tem que escolher quem serão os beneficiários, ou seja, quem vai receber a indenização se ela falecer. Pode ser que essa pessoa se esqueça de avisar quem ela indicou para receber o benefício – tudo bem, isso acontece.

Por isso, se você achar que pode ser beneficiário de alguém que faleceu, o primeiro passo é procurar entre os papéis da pessoa para tentar encontrar o contrato do seguro. Assim, fica fácil falar com a seguradora e descobrir quem tem direito à indenização.

Outro jeito é ir até a SUSEP (Superintendência de Seguros Privados), órgão que regulamenta os seguros no Brasil, e pedir uma consulta com o CPF da pessoa falecida para descobrir se existe algum seguro registrado.

Saiba +: Seguro de vida é importante: entenda o porquê
Saiba +: Conheça as vantagens de ter um Seguro de Vida personalizado

E se não tiver beneficiários indicados?

Isso também é bastante comum. Por incrível que pareça, muita gente esquece de indicar beneficiários. Nesse caso, metade da indenização é paga ao cônjuge e a outra metade aos filhos.

Se o segurado era solteiro e não tinha filhos, o valor pode ser pago às pessoas que pedirem esse direito no prazo de seis meses. Nesse caso, essas pessoas precisam provar que dependiam financeiramente do segurado.

Se ninguém “for atrás” desse valor, ele vai para a União, ou seja, para o país, como manda a lei.

Quem escolher para ser SEU beneficiário?

Se você tá fechando seu seguro de vida e precisa escolher os beneficiários, saiba que não existe uma regra. Você pode escolher qualquer pessoa que é importante pra você. No geral, as pessoas costumam dividir entre o(a) companheiro(a) e os filhos, mas não é obrigatório. Vale quem você gostar de verdade: afilhados, primos, tios e por aí vai…

E não se preocupe: se você incluiu um beneficiário e depois se arrependeu, você pode mudar a qualquer momento e indicar outra pessoa. O que vale é sempre a sua última escolha.

Seguro de Vida: como receber?

A gente faz o pagamento em crédito em conta corrente dentro de até 30 dias após o recebimento de toda a documentação. Mas isso depende do motivo que levou a acionar o seguro. Em caso de morte do segurado, pagamos aos beneficiários escolhidos na contratação do seguro.

Se acontecer morte do cônjuge, filhos, câncer, desemprego e incapacidade temporária, pagamos ao próprio segurado. Você pode conferir mais informações nas Condições Gerais do Seguro de Vida Youse.

Como fechar agora um seguro de vida?

Com a gente, você fecha seu seguro de vida online bem rápido e já fica segurado NA HORA! É só ir no nosso site ou app e fazer uma simulação. Depois, você pode personalizar tudinho e montar um plano que caiba no seu bolso.

E aí, que tal começar agora e ficar protegido pra curtir a vida numa boa? Se você quiser saber ainda mais sobre a gente, é só clicar aqui 🙂

Tags: vida