Como saber se sou beneficiário de seguro de vida?

Algumas dicas simples podem te ajudar a descobrir se você foi indicado por alguém para receber a indenização em dinheiro

• por

Quando uma pessoa contrata um seguro de vida, ela tem que escolher quem serão os beneficiários, ou seja, quem vai receber a indenização em dinheiro se ela falecer. Mas pode ser que essa pessoa se esqueça de avisar quem ela indicou para receber o benefício. Por isso, se você achar que pode ser beneficiário de um seguro de vida, pode seguir algumas dicas para tentar descobrir.

O primeiro passo é procurar entre os documentos da pessoa para tentar encontrar o contrato do seguro. Com os papéis em mãos, é só entrar em contato direto com a seguradora para conferir quem tem direito à indenização.

Outro jeito é ir até a SUSEP (Superintendência de Seguros Privados), órgão que regulamenta os seguros no Brasil. Você pedir uma consulta com o CPF da pessoa que acha que te indicou como beneficiário de um seguro de vida para descobrir se existe algum seguro registrado.

Saiba+: 5 motivos pra fazer um seguro de vida

E se não tiver beneficiários de seguro de vida indicados?

Isso também é comum, já que muita gente esquece de indicar beneficiários quando contrata um seguro de vida. Mas esses casos são mais simples: metade da indenização é paga à esposa ou marido e a outra metade, aos filhos.

Mas se a pessoa que fez o seguro era solteira e não tinha filhos, o valor pode ser pago à outros familiares de acordo com o que está previsto no Código Civil. Se ninguém procurar por esse valor, ele vai para a União, ou seja, para o país, como manda a lei.

Quem escolher para ser seu beneficiário?

Se você está fechando seu seguro de vida e precisa escolher os beneficiários, saiba que não existe regra. Você pode escolher qualquer pessoa que é importante pra você. No geral, as pessoas costumam dividir entre o(a) companheiro(a) e os filhos, mas não é obrigatório. 

E pode ficar numa boa: se você indicou um beneficiário e depois mudou de ideia, você pode mudar essa informação no contrato de seguro vida a qualquer momento. O que vale é sempre a sua última escolha, tá?

Como funciona o pagamento do Seguro Vida?

Aqui na Youse, a gente faz o pagamento em crédito em conta corrente dentro de até 30 dias após o recebimento de toda a documentação. Mas isso depende do motivo pelo qual você acionou o seguro. Em caso de morte do segurado, o pagamento é feito direto aos beneficiários que você escolheu.

Mas se acontecer morte do cônjuge, filhos ou diagnóstico de câncer, por exemplo, é você quem recebe a indenização. Se quiser conferir mais detalhes, acesse as Condições Gerais do Seguro de Vida Youse.

Como contratar um seguro de vida?

Com a Youse, você pode fechar seu seguro de vida online e já fica protegido na hora! É só fazer uma simulação usando o nosso site ou aplicativo. Você escolhe as coberturas e assistências que quer contratar pra montar um seguro que cabe no seu bolso 😉

Imagem ilustrativa

Um seguro de vida pra vc

Com o Seguro Vida você fica protegido pra curtir a vida ao máximo e ainda conta com serviços pra te ajudar no dia a dia. Tudo 100% online e na palma da mão!

Quero ver
Youse - Caixa Seguradora