Conhece a orientação psicológica? Ela pode ajudar no seu dia a dia

A conversa com o profissional da saúde é um ótimo contato para tentar sanar aquelas dúvidas que possivelmente surjam, e a Youse pode te ajudar nesta

• por
Imagem: GettyImages

Às vezes, alguns momentos que a gente pode passar, e a intensidade da rotina, podem acabar levando a nossa mente a pedir um “help”. Para conseguir entender melhor as questões do dia a dia, em determinados instantes, é bom deixar de lado as buscas pela Internet e falar com um profissional.

E a gente sabe que a melhor forma de tentar solucionar algumas questões da mente e viver mais leve é procurar uma orientação psicológica. 

Saiba + https://start.youse.com.br/proposito/modocasa-aprenda-como-controlar-a-ansiedade-com-8-dicas

Saiba + https://start.youse.com.br/serie-start/realidade-virtual-pode-ser-usada-para-superar-o-medo

Para Yuri Busin, psicólogo, mestre e doutor em neurociência do comportamento e diretor do Centro de Atenção à Saúde Mental – Equilíbrio (CASME), em São Paulo, a orientação psicológica é o contato inicial com o profissional da saúde.

“Neste momento, geralmente, não existe uma intervenção direta do psicólogo no sentido de já iniciar o tratamento. É algo mais didático. A ideia é fazer uma anamnese (aquele primeiro bate papo com o profissional da saúde para colher o histórico do paciente) e, assim, ter uma visão bem clara do que possa estar ocorrendo com a pessoa e indicar, de forma mais assertiva, a possibilidade de exames e tratamentos. Afinal de contas, as pessoas não buscam a orientação psicológica somente quando estão com problemas”, explica. 

Orientação psicológica na palma da mão

Durante este primeiro contato, o psicólogo também pode passar algumas orientações para que a sua rotina fique mais tranquila. Mas é importante saber que a orientação psicológica não substitui a terapia convencional.

Este primeiro bate papo ajuda o profissional da saúde a identificar o que pode estar acontecendo com a pessoa. Além disso, já neste encontro, o psicólogo pode indicar algumas ações no dia a dia pra melhorar a sua qualidade de vida. 

“Às vezes, já na orientação psicológica, o profissional pode apontar, por exemplo, a chamada avaliação neuropsicológica, uma bateria de testes que vai ajudar o psicólogo no diagnóstico mais preciso”, conta Busin.

Além disso, no bate papo, o profissional da saúde pode explicar como é feita a psicoterapia, por exemplo, ou outras atividades que poderão contribuir no seu dia a dia.  É um momento ótimo pra tirar todas as dúvidas (#FicaDica).

E no Seguro de Vida Youse, você pode contar com a orientação psicológica 100% digital e sem sair de casa. Legal, né? 🙂 O serviço conta com psicólogos e assistentes sociais, que podem auxiliá-lo num momento difícil, acompanhá-lo por meio de psicoterapia ou, no caso dos assistentes sociais, orientá-lo com questões de benefícios (pensão por morte, seguro DPVAT, previdência social, entre outros), além de encaminhamento para atendimento social especializado.

Basta entrar em contato com a nossa central, que os profissionais estarão disponíveis para tirar as suas dúvidas, realizar a indicação de ótimos psicólogos, e assim, te ajudar a seguir numa boa. Afinal de contas, a sua saúde mental é muito importante. 

Então, que tal fechar um Seguro de Vida com a Youse? Os nossos pacotes de assistências e coberturas foram pensados para você e sua família curtirem a vida numa boa. Você pode escolher os serviços que mais cabem no seu bolso. E o melhor: tudo isso pelo site ou aplicativo. Sem sair de casa. É praticidade que fala, né? 😉