Saiba as diferenças entre assistências e coberturas

Entenda quem é quem e monte o seu seguro apenas com o que você precisa

• por
Foto: Getty Images

Escolher um seguro sempre foi complicado, com contratos longos e cheio de palavras do velho “segurês”. Por isso, a gente está aqui para descomplicar e traduzir dois desses verbetes: a assistência e a cobertura. Afinal, o que elas têm de diferente? A gente te explica tudo para que você saiba exatamente o que precisa. 

 

Saiba +: Bateu estacionando em casa? O seguro Residencial Youse cuida do seu carro e da sua garagem | Start

Saiba +: Não consigo dirigir, e agora? Conheça a Assistência Motorista da Youse | Start

Você protegido em caso de perdas e danos 

A cobertura é aquela proteção contra situações e imprevistos do dia a dia. Ela garante a indenização em caso de perdas ou danos que podem acontecer. Com a contratação do seu seguro, seja para casa, carro ou vida, você vai poder escolher a cobertura que faz mais sentido. “Se seu veículo for roubado e você contratou a cobertura de Roubo e Furto, por exemplo, a seguradora paga o valor total do seu carro na Tabela FIPE (da Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas, que é a principal referência no mercado de carros usados e seminovos), evitando assim, prejuízos financeiros”, explica Aline Olsson Saibro, product manager da Youse.

Aline ainda explica que a principal diferença é que a cobertura indeniza a perda, enquanto a assistência presta um serviço. E para ter certeza de quais opções escolher, é importante avaliar bem a sua rotina para, assim, montar um seguro online que se encaixe direitinho na sua rotina 😉 

Os tipos de assistências 

Como o próprio nome já diz, ela é aquela ajudinha na hora que você mais precisa, ou até uma facilidade para descomplicar seu dia a dia. Quer ver como? “Assistências são serviços que você pode usufruir sempre que precisar”, conta Aline. 

E são dois grandes grupos de assistências: emergenciais, que são para aqueles imprevistos mais urgentes, como um cano rompido na sua casa ou um pneu furado, por exemplo. E tem, também, as de conveniência, que são serviços para facilitar sua vida, como fazer a limpeza da caixa d’água ou colocar quadros na parede, por exemplo. Aline lembra: “temos o motorista parceiro, em caso de não estar em condições físicas ou psicológicas de dirigir, a gente garante essa ajudinha pra levar o seu carro pra casa em segurança.”  

A gerente de produtos da Youse ainda esclarece que no seguro residencial é oferecido para o cliente uma série de pequenos serviços, como revisão elétrica, troca de lâmpadas e tomadas, lubrificação de dobradiças de portas, limpeza de calhas, organização de móveis, fixação de objetos, entre outros. “Temos também as assistências de acessibilidade (para idosos e pessoas com necessidades especiais) com orientações para deixar a casa mais segura e acessível. No seguro de vida, temos as ‘famosas’ assistências para pet, que garantem toda a ajuda que o segurado precisar para seus bichinhos de estimação. E no seguro auto, temos a assistência bike, por exemplo, que oferece uma série de facilidades para aqueles clientes que curtem andar de bike por aí, como montagem de uma bike nova, troca e conserto de pneus, troca de correntes, ajustes nos freios, etc”, conta. #PartiuPedalar 

Quanto custa? 

Na hora de escolher e montar o seu seguro dá para saber o preço de tudo. “Durante a cotação no site da Youse,  você pode adicionar cada uma das coberturas e assistências e ver o quanto elas impactam no valor total do seguro”, explica Aline. Você também escolhe o preço da  franquia que deseja – respeitando os mínimos e máximos que o sistema disponibiliza. Existem ainda valores específicos de franquia para assistências como troca de parabrisas, retrovisores ou vidro do carro. 

Viu só? Agora você já sabe como montar o seguro do seu jeito, com as coberturas e assistências que têm tudo a ver com você, cabem no seu bolso e ainda facilitam a sua vida! Então vem ser Youser!