Start: Reconhecimento facial a favor da mobilidade

• por

Você costuma desbloquear o celular ou fazer operações no caixa eletrônico só usando a digital? Pois é, esse tipo de tecnologia, conhecido como reconhecimento biométrico, tem se tornado cada vez mais comum no nosso dia a dia e agora está sendo usado para dar autonomia a pessoas com mobilidade reduzida. E sabia que essa mesma tecnologia pode ser utilizada para reconhecimento facial?

A startup brasileira HOOBOX Robotics criou um sistema de reconhecimento facial que reconhece expressões e as transforma em comandos para movimentar cadeiras de rodas. Chamada de Wheelie7, a inovação é na verdade um kit que pode ser conectado a cadeiras motorizadas.

“Eu estava no aeroporto esperando meu voo e vi uma garota numa cadeira de rodas. Ela não movimentava as mãos, não movimentava as pernas, o pai dela ajudava a movimentar a cadeira de rodas, e ela tinha um sorriso incrível. Naquele momento a gente pensou que talvez desse pra utilizar a nossa experiência em robótica, visão computacional e inteligência artificial pra transformar aquele sorriso em comandos pra comandar cadeiras de rodas”, conta Paulo Pinheiro, CEO da HOOBOX Robotics.

Por enquanto, o produto está disponível nos EUA e é contratado por meio de mensalidades. A expectativa é de que chegue ao Brasil até 2020.

Saiba +: Start: kit para motorizar cadeiras de rodas

Autonomia através do reconhecimento facial

Conheça mais sobre o Wheelie7 neste episódio de Start: