10 passos para tirar a CNH Digital

Carteira de habilitação online é válida em todo o território nacional e dispensa o uso do documento de papel

• por
Foto: GettyImages

Às vezes, a gente sai correndo de casa e esquece alguma coisa importante. Pode ser a carteira, a lista de compras ou até mesmo as chaves. Quem nunca, né? Mas o celular, com certeza, você não deixa pra trás. Por isso, a CNH digital veio para ficar. Atualmente, já está disponível em todos os estados, e com ela no smartphone, você não precisa se preocupar. Basta apresentar, quando for necessário, que o documento é válido em todo o Brasil e dispensa o uso da CNH de papel. 😉

A carteira de motorista digital pode ser emitida pelos condutores que já têm o modelo mais recente do documento impresso, aquele que já vem com o  QR Code na parte de dentro, sabe? Mas, se você ainda não tem, não se preocupe, quando renovar o documento e obtiver o modelo atual, poderá fazer a solicitação da habilitação digital.

Saiba + https://start.youse.com.br/carro/principais-mudancas-da-nova-lei-de-transito-brasileira

Saiba + https://start.youse.com.br/carro/sabia-que-da-para-emitir-e-imprimir-documentos-do-carro-pelo-celular

Cadastrar a CNH digital pode ser feito usando somente o celular. (#Vantagem) Basta fazer o download da Carteira Digital de Trânsito nas lojas de aplicativos para Android e iOS.

Passo a passo

O documento virtual dispensa a apresentação da CNH impressa e garante mais praticidade ao motorista. Só não esqueça de estar sempre com a bateria do seu smartphone carregada. Ninguém quer ser parado  em uma blitz sem a versão impressa e com o celular sem carga, né? 😉 

Então, confira os passos para a emissão do documento digital, o primeiro válido em todo o Brasil. 😀

1º Passo – É preciso ter uma carteira de habilitação com QR Code. Esse modelo de CNH passou a ser impresso a partir de março de 2017. Os condutores mais experientes, que desejam aderir ao documento digital, devem renovar a CNH para obter a versão com o QR Code.

2º Passo – Baixe o aplicativo Carteira Digital de Trânsito (CDT), disponível para Android e iOS nas lojas oficiais de aplicativos. 

3º Passo – Cadastre-se no site gov.br. Você vai usar o mesmo login e senha no aplicativo da Carteira Digital de Trânsito.

4º Passo – Após o login, já na página inicial do app, selecione a opção “Habilitação”.

5º Passo – Selecione a opção “baixar CNH”. 

6º Passo – Para fazer todo o processo pelo smartphone, escolha a opção “Validação pelo celular”.

7º Passo – Siga as instruções do aplicativo e escaneie o QR Code com a câmera do telefone.

8º Passo – Faça a validação do celular, fornecendo a prova de vida, de acordo com a orientação do app.

9º Passo – Forneça o CEP do endereço em que a CNH foi emitida e informe o número do seu telefone para finalizar a validação do aparelho.

10º Passo – Cadastre a sua chave de acesso e fique esperto: este código será exigido para futuros acessos ao documento pelo aplicativo. Você também pode definir sua digital como chave de acesso.

Pronto! Agora sua habilitação digital será exibida na tela do seu smartphone. O documento digital é válido em todo o Brasil. Com a apresentação da CNH-e você não precisa da versão impressa do documento. No aplicativo da Carteira Digital de Habilitação você ainda pode consultar os documentos dos veículos em seu nome. 

 

Muito mais prático, né? Como o Seguro Auto Youse, que é 100% digital e permite a vistoria online do veículo. ;D