A ousadia das startups brasileiras de sucesso

Com tecnologia, criatividade e soluções inteligentes, estas empresas cada vez mais se destacam no cenário internacional

• por
Imagem: GettyImages

Sabe aqueles produtos ou serviços que parecem tão óbvios e resolvem nossa vida de um jeito tão simples que te faz pensar: “como eu vivi sem isso até hoje?” Pois é justamente este o universo da Youse e das startups de sucesso! “Normalmente, estas empresas surgem com a ideia de resolver algum problema e que consiga trazer resultados em grande escala”, conta Fernando Hatada, professor, pesquisador em transformação digital no mercado de seguros e engineering manager na Youse. 

Já segundo Luis Gustavo Lima, CEO da ACE Cortex,  “o ponto de partida das startups é: colocar o cliente no centro e, de forma obsessiva, busca entender toda sua jornada, resolver seus problemas, suas dificuldades e necessidades, encontrar o produto ideal, o melhor canal de vendas e oferecer a melhor experiência para o cliente!”   Simples assim! 🙂

Saiba+: Youse lança websérie sobre inovações tecnológicas | Start 

Saiba+: 3 histórias pra te inspirar a tirar um sonho do papel | Start (youse.com.br)

Destaque para as startups brasileiras

O melhor de tudo é que o mercado global de startups está em plena expansão e o Brasil vem se destacando nesta corrida. “Estamos entre os 10 países com mais startups unicórnios no mundo (aquelas avaliadas acima de US$ 1 bilhão), somos o principal país da América Latina a receber investimentos e já temos exemplos de startups brasileiras que expandiram internacionalmente”, afirma Lima.

Só para você ter uma ideia, em 2020, ultrapassamos a marca de 13 mil startups no país #Uau! Neste terreno fértil, encontram-se grandes oportunidades, por isso o Brasil vem se tornando um dos principais celeiros de ideias ousadas e inovadoras. E não poderia ser diferente! “Temos um ecossistema que amadureceu muito nos últimos 5 anos e, talvez, um dos principais fatores seja o nosso mercado consumidor gigantesco e com grandes oportunidades nos mais variados setores”, afirma Lima. 

Que mudança, meus senhores

E foi olhando para essa oportunidade de transformação e crescimento que a Youse nasceu e, neste mês, completa o seu 5º aniversário. Nesse tempo, a empresa teve que superar diversas barreiras para mudar o mercado de seguros do Brasil. “O primeiro desafio foi criar esse empoderamento do cliente através de uma comunicação mais assertiva e direcionada. Em paralelo, tivemos que trabalhar a barreira do mercado em si. Assim como outras startups, a Youse também passou por uma série de resistências sociais e até mesmo jurídicas que tentaram tirar a operação do ar. Mesmo assim, a ideia se validou e vingou no mercado, porque os consumidores estavam empoderados, podendo escolher o que querem, decidindo tudo, e eles enxergam valor nisso ”, comemora Hatada. 

O consumidor no centro de tudo

Quantas vezes você ouvia aquele pensamento de que os consumidores estão muito exigentes? As empresas que seguiam desta maneira acabavam por criar produtos sem nem ouvir as necessidades do seu público! Com as startups, finalmente os desejos começaram a ser atendidos! (#Oba!)

Hatada lembra que “há muitas possibilidades de entender e tentar desenvolver algo que se adeque ao seu público. Não é mais a empresa oferecendo para o cliente e ele compra e usa esse produto. É o cliente de fato que está começando a dizer o que ele quer e o que não quer.”  

A chave é: #simplificar

E se você acha que tudo isso está restrito ao universo tecnológico e distante do seu dia a dia, não se engane! As ideias disruptivas não estão restritas às startups. Toda ação que quebre um velho padrão de comportamento e melhore um processo já está repleta de inovação!  “Você não precisa criar um negócio, abrir um comércio ou coisa do tipo, mas tem que ter atitude empreendedora para fazer as coisas acontecerem. Pensar em uma forma para facilitar o processo e resolver problemas de forma simples e rápida, experimentando soluções, validando hipóteses e evoluindo com os aprendizados”, esclarece Lima. 

 

 

Então que tal olhar ao seu redor e tentar simplificar algo na rotina ou mudar um velho hábito? Pode ousar sem medo, porque a Youse está aqui para te ajudar e te dar liberdade para escolher o Seguro Auto, Vida e Residência do seu jeito, sem burocracia e 100% online. É tudo na palma da sua mão. Pode contar com a gente! 😉