Alongamento para motoristas: como se exercitar dentro do carro

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Quem trabalha como taxista, motorista de aplicativo ou pega muito trânsito provavelmente já teve que lidar com dores e o estresse de passar muitas horas dentro do carro. Segundo a CNDL (Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas) e o SPC, o brasileiro passa em média 2h28 no trânsito. Mas mesmo ficando todo esse tempo na mesma posição, alguns movimentos de alongamento para motoristas podem ajudar a aliviar o desconforto. 

Afinal, cuidar da saúde e do bem-estar dos motoristas também ajuda a deixar o trânsito mais seguro, né? Por isso, a gente conversou com a instrutora de pilates, Ana Lago, pra dar algumas dicas de exercícios que podem ser feitos dentro do carro por quem passa muito tempo ao volante. O ideal é fazer um aquecimento antes mesmo de dar a partida. Depois de algumas horas no trânsito, você pode repetir os exercícios respirando lentamente para reduzir o estresse.

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Confira o passo a passo de cada alongamento para motoristas

Flexão para extensão

Coloque as mãos no volante com os braços esticados. Inspire o ar abaixando a cabeça e curvando levemente a coluna enquanto empurra o volante. Expire lentamente enquanto levanta a cabeça e puxa o volante para si.

Flexão lateral

Posicione um dos braços por cima da cabeça e empurre o banco do carro para baixo com o outro. Respire lentamente enquanto alonga as costelas. Depois, é só revezar a posição dos braços para alongar o outro lado.

Torção com crescimento de coluna

Para esse movimento você precisa cruzar os braços apoiando as mãos em lados opostos. Uma pode segurar a ponta do volante enquanto a outra fica no encosto do seu banco. Com esse “x” formado, gire o pescoço o máximo que conseguir para um lado e estique a coluna para cima. 

Repita o movimento invertendo a posição das mãos para girar o pescoço para a esquerda e para direita. Obs: esse exercício não é indicado para quem é diagnosticado com hérnia lombar aguda. 

Alongamento de peitoral

Apoie as duas mãos no teto do carro e movimente o tronco para a frente tirando as costas do encosto do banco. Você pode fazer um desafio e posicionando as mãos cada vez mais para trás da cabeça.

Além do alongamento para motoristas, quem sofre com dores na lombar (parte inferior das costas) também pode usar uma almofada ou até mesmo um casaco como apoio. Posicione o apoio na região da lombar entre você e o encosto do banco. O ideal é passar apenas de 8 a 10 minutos seguidos dirigindo com essa almofada para aliviar as dores. Se o trajeto for longo, é só usar o encosto novamente se sentir algum desconforto. 

Agora que você já sabe como funciona o alongamento para motoristas, que tal colocar esses exercícios em prática? Com as nossas dicas simples você evita as dores e o estresse para dirigir por aí numa boa 😉