Brasília: 62 anos de pioneirismo em planejamento urbano

Ousada e inovadora, a capital do Brasil esbanja história e pluralidade.

• por
Aniversário de Brasilia Aniversário de Brasilia
Getty Images

No dia 21 de abril de 1960, a cidade de Brasília foi inaugurada. A data escolhida não foi ao acaso. Neste dia também comemora-se o Dia de Tiradentes, símbolo da luta pela independência e pelos valores republicanos do Brasil. 

O  fruto do projeto urbanístico e arquitetônico de Lúcio Costa e Oscar Niemeyer é considerado, até então, a cidade mais moderna e inovadora do Brasil. Parece uma seguradora digital que nós conhecemos, não é mesmo? 👀  

Já sabem de quem eu tô falando, né? E não é à toa essa coincidência! A Youse nasceu em Brasília e esse também é o nosso mês de aniversário. E pra comemorar o dia dessa cidade incrível, vem conferir as curiosidades sobre a sua criação. #Partiu?

 

Saiba + Ousadia que nos leva mais longe 

Saiba + Conheça a nossa história 

Saiba + As vantagens de ser Youser 

O simples também é ousado 

Construir uma cidade não é algo simples, viu? É por isso que, em meados dos anos 50, criou-se a Novacap (Companhia Urbanizadora da Nova Capital) responsável pelo “Concurso Nacional do Plano Piloto da Nova Capital do Brasil”, que teria como objetivo selecionar o projeto urbanístico da nova cidade. 

A proposta que ganhou o coração da galera foi a mais descomplicada. Afinal, quem disse que o simples, também não pode ser ousado? O arquiteto e urbanista, Lúcio Costa, entregou uma folha desenhada à lápis com um traçado de dois eixos que se cruzavam em um ângulo reto, como o sinal da cruz. 

Uma dessas linhas era um pouco inclinada, o que também dava a forma de um avião – seria por esta linha que se chegaria às áreas residenciais, representando, hoje em dia, a Asa Sul e Asa Norte. Já a outra linha, chamada de Eixo Monumental, seria a casa dos prédios públicos e do palácio do Governo Federal. 

E o Oscar? Bom, Niemeyer é super lembrado por sua contribuição neste este projeto grandioso. E não poderia ser diferente, né? O arquiteto é o responsável pela paisagem arquitetônica da cidade, com aqueles grandiosos palácios e monumentos modernos. 

Ousadia e pluralidade 

Para colocar a cidade de pé, pessoas de diversas partes do país vieram à Brasília para trabalhar, e este foi um dos fatores que ajudou a cidade a ser extremamente diversificada culturalmente. Os candangos, como ficaram conhecidos os vindos do Nordeste e Minas, fixaram moradia na cidade desde os anos 60 e contribuíram muito para as manifestações folclóricas que a capital do Brasil possui. 

E todos esses fatores fizeram com que Brasília se tornasse o patrimônio Cultural da Humanidade com a maior área tombada do mundo, são 112,25 quilômetros quadrados de pura história! Demais né? E não teria outro lugar para a Youser surgir: uma uma cidade com muita ousadia, inovação, culturas e cores. E pra fechar essa feliz coincidência com chave de ouro, que tal aproveitar e conhecer as curiosidades sobre a nossa história também? Aproveita e dá um clique pra conferir as curiosidades. 

 

Texto: Jacqueline Gonçalo