Chegada do inverno: como manter a hidratação na época mais seca do ano

Não é porque sentimos menos calor que nosso corpo não precisa de água, viu? Esse líquido precioso é responsável por regular o organismo e manter a saúde equilibrada. Saiba mais!

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O inverno começa no hemisfério Sul no dia 21 de junho. Mas não é porque as temperaturas baixam que a gente pode descuidar da hidratação, viu? Manter o corpo hidratado, por dentro e por fora, é garantia de saúde pra ficar #numaboa! 

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Dá pra tomar água só quando sentir sede? 

A resposta pra essa pergunta é não. Isso porque, quando o corpo manifesta a sede, já é sinal de uma leve desidratação. 

No inverno, sentimos menos sede porque as temperaturas estão mais baixas e transpiramos menos. Mas a recomendação é que a gente siga ingerindo a mesma quantidade de água das outras estações do ano: de 2 a 3 litros por dia. 

Além de matar a sede, a água tem diversas funções no organismo: ela mantém a função dos rins, ajuda na absorção de nutrientes e no transporte dessas substâncias através do sangue. Em geral, ela funciona como um regulador das funções do corpo. 

 

Como consumir água através dos alimentos

A estação mais fria é época de muitas comidas gostosas, e elas podem ser ótimas aliadas no consumo de água. Alimentos como chás e sopas aumentam a ingestão de líquido. Também dá pra aproveitar a água que existe em frutas, legumes e verduras. 

 

Beba água em pequenas quantidades

Para manter as funções corporais em constante atividade, os especialistas recomendam a ingestão fracionada de água. Ou seja, consumir pelo menos 300ml de água a cada hora. Isso é o equivalente a um copo comum. 

Para não se esquecer, vale colocar alarmes no celular ou usar aplicativos que lembrem de tomar água em intervalos fixos de tempo. Outra dica é levar sempre com você uma garrafa de água ao sair, e até mesmo circular com uma garrafinha dentro de casa. 

Se mesmo assim você se esquecer, tudo bem tomar aquele copão de uma vez, pra compensar. O importante é não deixar o corpo desidratado, viu?

E você que é do time fitness, evite praticar atividades físicas entre 10h e 17h, que é o horário mais seco do dia. Aproveite o frescor da manhã ou do fim de tarde, pra evitar a desidratação. E não se esqueça: leve sempre sua garrafinha! 

 

Hidratação de fora pra dentro

Existem outras formas de oferecer hidratação para o corpo, que não são através da ingestão. Uma delas é hidratar as narinas com algumas gotas de soro fisiológico pra evitar o ressecamento e até sangramentos comuns nesta época. Também dá pra borrifar soro no rosto, criando mais uma camada de hidratação. 

Outra forma de cuidar da saúde da pele é hidratando o corpo, rosto e lábios. Atenção redobrada às partes que sofrem com o atrito das roupas, como mãos, joelhos e calcanhares. 

Pegue leve no banho quente! Banhos muito quentes e demorados retiram a proteção natural da pele e do couro cabeludo, aumentando a exposição ao efeito do ar seco. 

 

Proteção solar no inverno? 

Sim! Mesmo em baixas temperaturas, a emissão de raios UVA e UVB pelo sol continua. Por isso não dá pra descuidar do protetor solar: é ele que vai proteger a pele dos danos causados pela luz natural e pela luz artificial: aquela luz azul emitida pelos celulares e computadores também danifica a pele, porque estimula a oxidação das células.

 

Como manter o ar de casa saudável

Manter o ambiente saudável facilita a saúde respiratória. Para isso, redobre o cuidado com a limpeza, ventile a casa – sim, é necessário abrir as janelas, apesar do frio! – e restabeleça a umidade do ar. Você pode usar um umidificador elétrico, ou mesmo colocar um balde com água no quarto de dormir. Troque a água todos os dias, pra ficar #numaboa. 

 

Faça chuva ou faça sol, pode contar com a Youse 

A Youse está com você nas 4 estações do ano. Seguindo todas estas dicas e contratando o Seguro Vida através do site ou app, dá pra ficar #numaboa. Acesse agora e contrate do seu jeito. 

 

 

Texto por Suellen Amorim