Dia da Árvore: 7 atitudes que você pode adotar pra melhorar o mundo

Com algumas mudanças de hábitos, é possível ajudar a cuidar do planeta!

• por
Imagem: GettyImages

Pode soar um pouco clichê, mas a verdade é que o poder de mudar o mundo tá nas nossas mãos. Você tem vontade de adotar atitudes mais sustentáveis no dia a dia, mas não sabe por onde começar? Fica tranquilo que, nesse Dia da árvore, comemorado no dia 21 de setembro, a gente vai te dar uma mãozinha! 🙂

Saiba+: Sabia que existe uma assistência Sustentabilidade no Seguro Residencial Youse? Vem saber tudo sobre ela!

Saiba+: Porque fazer um Seguro Residencial

Pequenas atitudes pra adotar nesse Dia da Árvore

Adote o consumo consciente

Uma vida mais sustentável começa pelo consumo consciente. Pense quantas vezes você se pegou comprando por impulso. Muitas, né? Esse consumo desenfreado é um dos fatores que mais prejudicam o ecossistema, já que cada produto passa por processos de produção que utilizam recursos naturais do planeta. Você sabia que pra fazer uma única camiseta são gastos 2.495 litros de água? Pois é! Então, antes de comprar qualquer coisa, pense bem se realmente precisa daquilo e se existe uma opção mais sustentável de um mesmo produto – ecobags, canudos de inox e lâmpadas de led são sempre bem-vindos. Aqui na Youse a gente distribui squeezes pro nosso time, assim ninguém precisa usar copos de plástico. Outra dica legal é reaproveitar coisas que você tem pra outras finalidades. Garrafas, por exemplo, podem se tornar ótimos objetos de decoração!

View this post on Instagram

DIA 25: AVALIE COMO ESTÁ SEU KIT LIXO ZERO #julhosemplástico⠀ Existem pesquisas que dizem que um hábito demora 60 dias para virar hábito. Se a gente se basear nessa pesquisa, ja foram 25 dias de #julhosemplastico e faltam então 35 dias para que vire hábito você ter sempre na bolsa, lembrar de usar e usar seu kit lixo zero sempre que for comer fora de casa. Lembra da caneca e do guardanapo de pano que eu disse pra você garantir sempre? Eles são o básico do kit, mas você pode querer incluir um jogo de talheres, hashis, canudo e até uma marmitinha.⠀ ⠀ Quer uma dica pra nunca esquecer de sair de casa? Coloque um alarme no celular uma meia hora antes do horário que você sai dizendo “Já pegou seu kit lixo zero?”. Depois de um tempo você nem tira mais ele da bolsa ou se mudar de bolsa / mochila, muda ele junto da carteira. ✨⠀ _⠀ #umanosemlixo #umavidasemlixo #umlixoamenos #lixozero #desperdiciozero #zerowaste #trashisfortossers #zerowastehome #nowaste #notrash #menosplásticomaisplaneta #desperdíciozero #zerodechet #plasticfree

A post shared by Uma Vida Sem Lixo (@umavidasemlixo) on

De olho na conta de energia!

Aí vai aquele velho conselho de mãe: quando sair do quarto ou da sala, apague sempre as luzes. Isso faz bem não só pra natureza, mas também pro seu bolso! Tirar os eletrodomésticos que não estão sendo usados da tomada e deixar o computador sempre desligado depois do uso também são atitudes bem importantes, afinal de contas a função Stand By dos aparelhos é uma das grandes vilãs da conta de energia elétrica, chegando a representar 12% do consumo total de uma casa. Outra dica é trocar as lâmpadas comuns por fluorescentes ou de LED, que consomem muito menos energia. Isso sem dizer que, quando estiver de dia, nada melhor que aproveitar a luz natural do sol pra iluminar a casa, né?

Valorize a água!

A gente usa água o tempo todo: pra escovar os dentes, lavar roupa, lavar louça, tomar banho, cozinhar… Se a gente não prestar atenção na quantidade de água usada pra cada coisa, o desperdício pode ser enorme! Então, fique esperto sempre, tá?

Seja um pai ou mãe de planta

Cultivar uma plantinha em casa faz bem pro meio ambiente e pra sua saúde, já que ajudar a diminuir a ansiedade e o estresse. Pra evitar o gasto exagerado de água, procure regá-la no começo do manhã ou no final da tarde – o calor do final da manhã e do começo de tarde faz a água evaporar muito rapidamente, gerando desperdício. 

Adote uma alimentação mais verde

Que tal pensar em uma alimentação mais orgânica? Por não terem agrotóxicos sintéticos, adubos químicos e sementes transgênicas no seu cultivo, os alimentos orgânicos ajudam na proteção da água e do solo. Fora que comprar orgânicos incentiva os produtores e a economia local. Dupla vantagem!

Use a tecnologia a seu favor

Nem precisa dizer que a gente aaama tecnologia, né? A gente aproveitou o embalo do Dia da Árvore pra te mostrar vários aplicativos que ajudam a ter um estilo de vida mais verde, olha só:

  • BNC

Olha só que legal: o Peta (People for the Ethical Treatment of Animals), ONG que atua na defesa do meio ambiente, desenvolveu esse aplicativo pra informar quais são as marcas de cosméticos que fazem testes em animais. A pesquisa pode ser feita por marca, produto ou tipo de produto.

  • VegMan

É crescente o número de pessoas que optaram por adotar um estilo de vida vegano como forma de preservação do planeta. Se você também tá investindo em uma alimentação livre de produtos de origem animal, não deixe de baixar esse app! Ele informa quais são os restaurantes veganos ou vegetarianos em diversas cidades do mundo. 

  • Casa Virtual

Esse app faz as contas do quanto você tá gastando de energia em casa, além de trazer dicas de como mudar seus hábitos.

  • Rota de Reciclagem

Desenvolvido em parceria com a Tetra Pak, esse app informa pontos de coleta de lixo reciclável em diferentes partes do país e mostrar como cada um pode ajudar na separação e entrega de embalagens de leite.

  • Sai desse banho

Você é do tipo que demora horas no banho? Esse app vai te ajudar a acabar com esse mau hábito! Ele funciona assim: você programa o relógio pra 4, 8 ou 12 minutos e, ao passar esse tempo, ele dispara um alarme bem irritante pra te obrigar a sair do banho e desligar o som. Pra se sentir mais estimulado, você é sempre informado sobre a quantidade de água que está economizando.

  • Solar panels suitability checker

Esse app mostra, em um mapa de satélite, onde tá localizada a sua casa e diz se o telhado dela pode receber um painel coletor de energia solar. Caso possa, ele determina em qual direção deve ser instalado. Legal, né?

  • Pollution
Pollution é um app capaz de medir a poluição atmosférica da região onde você tá, funcionando como um indicador de níveis elevados de poluentes que podem prejudicar a vida dos moradores. São mais de 1300 cidades cadastradas e o sistema de medição funciona por meio do Google Maps. 

Escolha empresas mais ecológicas

Na hora de comprar um produto ou serviço, opte por empresas que pensam no meio ambiente. Afinal, quanto mais empresas preocupadas com essa causa, maiores as chances de um mundo mais verde. Aqui na Youse, por exemplo, a gente tá sempre pensando nisso – tanto é que a gente tem a Assistência Sustentabilidade dentro do Seguro Residencial, que ensina a economizar água e ajuda com o recolhimento de móveis ou equipamentos parados em casa, entre muitas outras coisas. Saiba mais sobre ele aqui! Além disso, por ser 100% digital, a Youse consome muito menos papelada no seu dia a dia!

Então, que tal pegar embalo nesse Dia da Árvore e deixar o seu lar mais sustentável com o nosso Seguro Residencial? 🙂