Hoje é Dia de Rock, Youser!

• por

Hoje é o Dia Mundial do Rock, mas você sabe qual o verdadeiro motivo por ele ser comemorado neste dia? Foi porque lá em 1985, no dia 13 de julho, rolou o lendário show “Live Aid” que reuniu grandes nomes do rock como Queen, Led Zeppelin, Black Sabbath e The Who.

Leia +: 5 músicas de rock que quebraram barreiras
Leia +: 11 artistas que revolucionaram o mundo

A gente te conta tudinho sobre essa data e sobre as bandas que ousaram e transformaram o cenário do estilo musical. Bora?

Bandas que revolucionaram o Rock

O Rock’n Roll é puramente feito de ousadia, né? E ao longo dos anos várias bandas surgiram neste cenário para revolucionar o que vem sendo feito até então. Quer saber quais são? Confira no texto a seguir! 😉

  • Beatles 

Paul McCartney, Ringo Starr, John Lennon e George Harrison foram responsáveis por disseminar a cultura do rock que, até o surgimento da banda, era feita por artistas solo como Elvis Presley, Chuck Berry e Little Richard. 

Musicalmente, os garotos de Liverpool foram um divisor de águas! As músicas de fácil assimilação e no formato perfeito para as rádios, fez com que a banda se tornasse a mais bem-sucedida comercialmente e a com o maior número de hits. Afinal, quem não conhece pelo menos um hit deles, né?

E, além dos clássicos atemporais, o grupo era ousado em analisar o contexto político e social de sua época e transmiti-los nas músicas. 

  • Rolling Stones 

Nascida em 1962, os Rolling Stones estão lado a lado com os Beatles na chamada “invasão britânica” dos anos 60. 

Os britânicos trouxeram – e continuam trazendo – para o seu som influências do blues e R&B, criando uma sonoridade única. As letras das composições também são consideradas revolucionárias na música, como a faixa “(I Can’t Get No) Satisfaction”, considerada uma das melhores do rock pelo riff de guitarra de Keith Richards.

A constância e ousadia da banda, em explorar diversas sonoridades ao longo das décadas, os fazem ser considerados no mundo do rock uma das bandas mais consistentes, relevantes e duradouras. 

  • Queen

Não podemos deixar a banda que nos presenteou com o hino “Bohemian Rhapsody” de lado, né? O legado do grupo para o rock se resume em 4 fatores: 

  • Recorde nas vendas de discos; 
  • Músicas lendárias e atemporais; 
  • Performances históricas; 
  • Mistura de ritmos musicais. 

Quer mais o que, né? É este compilado que coloca o Queen entre uma das bandas mais revolucionárias! A ousadia das apresentações do vocalista Freddie Mercury elevou o nível do que vinha sendo feito. Afinal, quem não queria ter ido assistir uma de suas performances memoráveis, né? #EuQuero

 

Mas, afinal, qual o motivo do Dia Mundial do Rock ser comemorado no dia 13 de julho?

O dia 13 de Julho é celebrado apenas no Brasil, apesar do “Mundial” no nome, e teve origem em 1985 com o Live Aid, megaevento mundial com o objetivo de arrecadar fundos para combater a fome na Etiópia. 

Isso aconteceu por conta de uma campanha realizada pelas rádios 89 FM e 97 FM de São Paulo que popularizou a data e desde então comemora-se até os dias de hoje. 

 

Pra vc curtir seu rock #NumaBoa 

Ousadia. Transformação. Revolução. Até parece que estamos falando das bandas de rock, mas estamos falando da Youse, que vem transformando o mercado de seguros de uma forma ousada e revolucionária. E, pra entrar no clima, se liga na nossa playlist!