Maio Amarelo: um convite para um trânsito melhor e mais seguro

O movimento por um trânsito com maior proteção traz mais cor ao mês de maio

• por
Imagem: GettyImages

A primeira segunda-feira do mês é naturalmente cheia de expectativas e a habitual correria! Fazer as compras no mês, começar a pedalar e fazer a dieta que você prometeu. Sem esquecer de pagar as contas, correr no banco… Para tudo!  Este mês a gente quer te tirar do piloto automático e te fazer pensar! Está começando o Maio Amarelo, um movimento que nasceu para promover um trânsito mais seguro e este ano o tema da campanha é respeito e responsabilidade. 

Saiba +:  Dia Nacional do Trânsito: você sabe tudo sobre as leis de trânsito? | Start (youse.com.br)
Saiba +: Modo Rua: como ser um bom pedestre? | Youse Blog

 

Tudo começou com a ONU

Mas, por que maio? E por que amarelo? Esta história começa em 2011. Naquele ano, a ONU (Organização das Nações Unidas) decretou que de 2011 a 2020 seria a Década de Ação para Segurança no Trânsito. Por isso, o mês de maio se tornou referência mundial. E é em maio que as nações compartilham os números e dividem as boas práticas para um trânsito mais seguro. Já a cor amarela foi escolhida para servir de alerta, como o sinal de advertência no trânsito.

O trabalho da primeira década foi importante e gerou melhorias. Por isso, em 2020, a Assembleia Geral da ONU definiu que os anos de 2021 a 2030 serão considerados a Segunda Década de Ação pela Segurança no Trânsito. Desta vez, as metas envolvem uma redução de, pelo menos, 50% das lesões e mortes no trânsito no mundo inteiro. (#SalvandoVidas)

Lição de ousadia para o trânsito

E a  gente acredita que nós, pedestres, ciclistas, motoristas e motociclistas, somos todos agentes neste organismo frenético que é o trânsito. Ou seja, cada escolha que fazemos pode melhorar (ou piorar) a saúde dele. E não é só em maio, não! Durante o ano todo, cada um de nós deve assumir sua responsabilidade, com atitudes sensatas e gentis pelo nosso caminho. Por isso, nesta segunda-feira, a gente quer que você desacelere e olhe para a sua cidade com respeito e empatia e se engaje neste movimento em prol da mobilidade e segurança no trânsito.

Você vai perceber que tem lugares e pessoas incríveis ao seu redor! A gente quer que você inove e pense em outras formas de ir de um lugar até o outro. Seja por um novo caminho, ou um veículo alternativo, por exemplo. Com certeza a experiência será inesquecível! 😉

A gente quer que você ouse ser parte dessa transformação e faça um trânsito #TipoVc, com responsabilidade e mais mobilidade urbana. Por isso, nosso mês está repleto de conteúdos inéditos, com histórias de ousadia e inovação que melhoram o trânsito e todo esse ecossistema da cidade! E você pode acompanhar toda essa programação especial aqui no Blog Start e também no Facebook, Instagram e no Twitter da Youse. @yousebrasil

 

Então, fica aqui o nosso convite para você acompanhar nossas histórias e se engajar neste movimento com a gente! Vamos juntos trazer mais harmonia paras as nossas ruas, com empatia pelos que cruzam seus caminhos com os nossos! Se colocando no lugar do outro. Afinal, o outro também somos nós!