#ModoCasa: 5 atitudes para estimular a economia local

Em tempos de isolamento social, é muito importante dar apoio aos pequenos e médios produtores. A gente te ensina como!

• por
Imagem: GettyImages

Com a quarentena e o fechamento provisório de lojas, academias e salões, muitos microempreendedores tiveram que se reinventar. O momento pede recolhimento, mas, mesmo à distância, a gente pode ajudar nosso bairro e nossa cidade e movimentar a economia local. Dá só uma olhada nessas dicas!

Saiba+: #ModoCasa: aprenda a economizar durante a quarentena

Saiba+: #ModoCasa: como fazer uma compra consciente no mercado

5 atitudes para estimular a economia local

Compre do pequeno produtor

Segundo o Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas), dos 6,4 milhões de estabelecimentos existentes no Brasil, 99% são micro e pequenas empresas. Então, por que não aproveitar esse momento para dar suporte a esses empreendedores? Em vez de comprar em grandes lojas e redes de supermercado, opte por lojinhas ou mercados de bairro. Além de ajudar a movimentar a economia local, você acaba conhecendo novos serviços e marcas!

Para conhecer novos pequenos negócios, vale ficar de olho em iniciativas como a “Cuide do Pequeno Negócio” e a hashtag #Compredobairro.

Não cancele, remarque

Empresas dos setores de casamentos, festas e viagens estão sentindo, e muito, o impacto do coronavírus. Portanto, o melhor jeito de ajudar é optando pela remarcação de reservas, pacotes e eventos, e não pelo cancelamento. Assim, a renda das empresas e dos seus funcionários não é comprometida, a economia local é estimulada e todo mundo fica numa boa!

Compre pensando no futuro

Aqui, vale o mesmo raciocínio da dica anterior. Se você sabe que terá que acionar alguns serviços depois da quarentena, como ir ao salão de beleza ou levar algumas peças para conserto, experimente pagar esses profissionais antecipadamente. Você não só mantém a renda dos produtores, como também garante que poderá contar com aquela ajuda quando esse período chegar ao fim. Você sabia que, pra estimular essa atitude, muitos empreendedores estão criando vale-compras para os clientes? Você compra agora e usa assim que puder voltar à rotina! 

Compartilhe conteúdo de pequenas marcas e produtores

As redes sociais viraram, mais do que nunca, a vitrine dos shoppings. Então, aproveite para divulgar as pequenas marcas que você adora e também para compartilhar o conteúdo produzido por elas. Quem sabe você não se torna um verdadeiro influencer entre seus amigos?

Aproveite a internet

As empresas estão se reinventando – e grande parte delas descobriu na internet uma forma de driblar a quarentena. Hoje em dia, existe uma enorme quantidade de cursos que você pode fazer pelo computador, então aproveita esse novo mundo de possibilidades, encontre uma aula que você tenha vontade de fazer e se joga!

E aí, gostou das nossas dicas sobre como estimular a economia local? Se cada um fizer a sua parte, é possível fazer do nosso bairro e da nossa cidade um lugar muito melhor!

Pra saber mais sobre o nosso movimento #ModoCasa, acesse a nossa página #ModoCasa e veja todas as novidades que estamos preparando. E, não se esqueça: mesmo à distância, a gente continua 100% online com vc!