Nem mais, nem menos: a pressão correta

Calibrar os pneus corretamente ajuda a manter o conforto, a segurança e até a poupar combustível. Confira as dicas e fique numa boa!

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Imagem: Freepik.com

Imagine a seguinte situação: você parou no posto para reabastecer. De repente, você se lembra que precisa calibrar os pneus. E agora vem a dúvida mais cruel: qual é a pressão correta? Onde fica essa informação e qual o modo correto: calibrar com o pneu frio ou quente?

Bora descomplicar? Hoje você confere todas as dicas para calibrar o pneu da forma correta e sair por aí #numaboa.

 

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Easter Egg

Sabe quando a gente fica horas na tela procurando Wally ou alguma mensagem subliminar em filmes? Pois é, isso também acontece quando você vai calibrar os pneus! 

Às vezes, até parece que a informação sobre a pressão correta está tão escondida que o motorista decide colocar o que o frentista recomenda. Mas essa não é a forma mais adequada. #FiqueAtento. 

De acordo com Fabio Magliano, gerente de produtos e motorsport da Pirelli para América Latina, esses dados você encontra mais fácil do que você imagina: “É possível encontrá-las no manual do proprietário e, dependendo do modelo, na tampa do bocal do combustível ou no batente da porta do motorista”.

Indicação da pressão correta pode aparecer no bocal do combustível

Contudo, #FiqueDeOlho! Cada pneu foi desenvolvido para rodar com uma pressão específica, que varia de carro para carro. “Os parâmetros de pressão são definidos por cada montadora no momento do desenvolvimento do veículo”, diz o gerente da Pirelli.

 

Temperatura

A temperatura também é um fator importante que precisa de atenção quando for realizar a calibragem. A forma correta  é sempre calibrar os pneus quando eles estão frios. Portanto, tente percorrer o menor trajeto possível até a bomba mais próxima. “É preciso calibrar o pneu quando ele está frio pois, quando ele aquece, o ar interno também aquece e expande, alterando a pressão. Assim, a medição a frio garante parâmetros de calibragem”, afirma Magliano.

Quando o motorista roda bastante antes de abastecer e os pneus aquecem, fica praticamente impossível delimitar qual é a pressão correta de cada um e, por isso, o ideal é recalibrá-los quando estão com temperatura mais baixa. “Não é possível saber com exatidão o quão quente estão os pneus e como essa temperatura afetou a pressão interna”, garante Magliano.

Confira o manual do proprietário

Por que a pressão aumenta quando o carro está cheio?

“A pressão se altera já que o pneu é parte integrante do conjunto da sustentação do carro e vital para a estabilidade do veículo. Desta forma, a pressão dos pneus precisa ser ajustada para garantir a perfeita estabilidade do veículo e máximo contato do pneu com o solo”, argumenta Magliano.

Desta forma, fica evidente que a calibragem ideal ajuda, não só a manter o conforto ao rodar, desempenho e economia de combustível, mas também na segurança de todos os ocupantes.

 

Intervalo

Algumas marcas indicam, no manual do proprietário, que os pneus podem ser recalibrados a cada 15 dias. Contudo, o ideal é calibrar uma vez por semana, segundo o especialista da fabricante Pirelli. “O cuidado com os pneus deve ser constante. A Pirelli recomenda que a calibragem seja verificada uma vez por semana, sempre com os pneus frios”, disse o gerente de produtos.

Se você é daqueles que não gosta dessa tarefa, aproveite para calibrar os pneus quando parar no posto de combustível para abastecer o possante. Assim você já executa duas tarefas de uma única vez e não perde tempo. E garanto que o combustível vai render muito mais no tanque! #Economia 😀

 

Vida útil

Como todo produto fora das especificações recomendadas pela fabricante, os pneus também podem ter sua durabilidade comprometida quando rodam fora da calibragem correta. Isso acontece porque eles ficam mais vulneráveis a buracos e imperfeições nas vias: “é prejudicial ao pneu em ambas as situações, tanto com a pressão acima como abaixo da especificada pelo fabricante do veículo, reduzindo a sua vida útil”, alega o executivo da Pirelli.

Manual informa que a pressão insuficiente pode causar desgaste prematuro nas bordas do pneu (B), enquanto a calibração excessiva provoca gasto no centro (C)

Consumo de combustível

Pneus murchos consomem mais combustível e a explicação é bastante óbvia. Já tentou empurrar uma bicicleta com o pneu furado? É super difícil, né? A lógica é a mesma para o carro, mas em vez de você, quem faz mais força é o motor. E só há uma certeza quando o motor se esforça para fazer o carro andar: aumenta o consumo de combustível. Assim, “um pneu calibrado adequadamente e em bom estado de conservação certamente contribui para a redução do consumo de combustível”, afirma o especialista.

Risco de acidente

Além de beber mais e durar menos, a falta de zelo com os pneus pode trazer prejuízos ainda mais salgados. “A não observância da calibragem correta também pode ocasionar danos à suspensão em geral, rodas, rolamentos e outras peças. O mais importante é o aspecto da segurança, sendo que um pneu fora da calibragem ideal terá afetará a dirigibilidade, principalmente em altas velocidades e condições adversas, como quando o piso está molhado”, alerta Magliano.

Passo a passo

Quer aprender como calibrar corretamente os pneus do seu possante? É fácil! Siga as orientações: 

  • Consulte a pressão correta no manual do veículo, bocal do combustível ou lateral da porta;
  • Digite a pressão no calibrador;
  • Retire a tampa da válvula do pneu;
  • Aperte a trava na ponta do bocal da mangueira e encaixe-a na válvula;
  • Solte a trava, prendendo a mangueirinha na rosca da válvula;
  • Segure firme até ouvir que o pneu está recebendo mais ar (parecido com o som de bexiga quando enche);
  • Aguarde o apito final do equipamento;
  • Aperte novamente a trava para liberar a mangueira;
  • #ficadica: não esqueça de calibrar o estepe.

 

Pronto! Simples, né? Agora o seu pneu está com a calibragem correta e você curte o seu carro #sempreocupação! 😉

Tá vendo como é fácil rodar com segurança e conforto? Basta seguir as indicações para rodar #numaboa. Se o pneu furar, a solução também é super fácil e está na palma da sua mão: basta acessar o aplicativo da Youse e chamar o serviço de Troca de Pneu disponível no Seguro Auto. Pronto, em pouco tempo o socorro chega rapidinho onde quer que você esteja e é uma baita mão na roda ;P