Pane seca: o que é e como evitar?

Ficar de olho na manutenção e evitar deixar o tanque na reserva ajudam a pegar a estrada numa boa

• por

Já pensou sair de casa com tudo preparado para a viagem de férias e, do nada, o carro para no meio da estrada? Muitos podem pensar em algum desgaste mecânico ou problema elétrico. Contudo, às vezes, pode ser mais simples do que pensamos: a falta de combustível.

É isso mesmo! Muitas pessoas acabam vivendo na emoção ao deixar o tanque do carro na reserva e pode acontecer a chamada pane seca. Este termo é utilizado para designar aqueles carros que param no meio do caminho por falta de combustível. E, infelizmente, isso pode ser mais comum do que se imagina.

De acordo com levantamento do G1, portal de notícias da Globo, as rodovias paulista tiveram mais de 19.500 casos de pane seca nas estradas. Uma alta que gira em torno de 40% nas rodovias do estado entre janeiro e setembro deste ano quando comparado ao mesmo período de 2020. Tá pensando que é só na Fórmula 1 que parar na pista por falta de gasolina gera penalização? #fiquedeolho, pois ficar na estrada por conta de falta de combustível no tanque, segundo o artigo 180 do Código de Trânsito Brasileiro, gera multa de R$ 130,16 e 4 pontos na CNH. #Seliga!

Saiba +: Diminuir o consumo de combustível passa pela mudança de hábito

Saiba +: Os 5 carros mais econômicos do Brasil

Carro é sinônimo de alto poder aquisitivo?

Atualmente, no Brasil, ter um carro e poder abastecê-lo até encher o tanque, é quase #ostentação. Afinal de contas, o aumento no preço da gasolina chegou a 32% no acumulado do ano e aos 40% quando comparado com outubro do ano passado, segundo dados da Agência Nacional do Petróleo. Apesar do preço do combustível não te ajudar, na Youse você encontra o serviço ideal que cobra só pelo quanto você roda: o Seguro Auto por Km, no qual rola um belo desconto para quem andar menos de 300 km por mês. Faça sua cotação e aproveite os benefícios ;D

E nós, aqui da Youse, já falamos sobre as maneiras para economizar combustível e quais são os carros mais econômicos do mercado. Mas só isso basta para evitar a pane seca?

Na realidade, a manutenção em dia é o que vai te salvar dessa enrascada. Então, fique de olho na revisão do carro. Isto porque, alguns problemas podem aumentar o consumo e, acredite, até um marcador com defeito no painel pode te deixar na mão. Já pensou ficar parado, porque o painel de mostradores tá com defeito? Haja coração! S2

 

Mecânica em ordem e olho no ponteiro

É verdade que uma simples desatenção do proprietário pode resultar em pane seca. Portanto, é sempre bom verificar, não só a parte mecânica, mas também a elétrica do veículo. A eletrônica, como o computador de bordo do possante, dão a autonomia máxima que ele pode percorrer com a quantidade de combustível que existe no tanque. Assim, você já pode ficar por dentro de quantos quilômetros ainda restam na sua viagem e calcular a próxima parada para reabastecer. #ficaligado

Jamais, nunca, em hipótese alguma, transporte combustível dentro da cabine do carro. Além do líquido causar sérios danos à pele e olhos, as substâncias (etanol, gasolina e diesel) são altamente inflamáveis e podem explodir.

 

Meio cheio ou meio vazio?

Essa é uma questão que não depende de ponto de vista — pelo menos quando o assunto é combustível no tanque. Andar sempre com o carro na reserva é prejudicial para o motor pois, além de transportar sujeira que fica no fundo do tanque para dentro do motor, a bomba de combustível precisa estar sempre coberta de líquido para não perder a lubrificação. “Quando ela fica seca, há um risco de superaquecimento, o que pode prejudicar o componente”, afirma, em nota, a fabricante de peças automotivas Tecfil.

Ou seja, além de verificar todas as condições físicas do carro, e adotar hábitos corretos na condução do veículo, é preciso ficar atento ao painel e conhecer o computador de bordo do seu possante. Outra recomendação pra ficar numa boa é andar sempre com, pelo menos, um quarto de combustível no tanque e evitar que ele chegue na reserva. 

 

Socorro

Se mesmo depois dessas dicas você não chegar ao destino por falta de combustível, fique #numaboa. Tanto o Seguro Auto quanto o Seguro Auto por Km da Youse oferecem a Assistência Pane Seca, que te socorre caso fique sem gasosa. Nesse serviço, a Youse:

  • Envia o reboque até você;
  • A carona te leva até o posto mais próximo pra você abastecer (as despesas com o abastecimento são por sua conta);
  • E você não paga nada pra usar esse serviço (não tem franquia!).

E se você ainda não tem um seguro Youse, tá esperando o quê? Faça logo o seu e aproveite para desfrutar do conforto, conveniência e segurança que é ter um seguro 100% digital na palma da sua mão.