Pensando em se mudar para longe? Se liga nas dicas que separamos para você!

Sonha em se mudar ou precisa fazer uma mudança a trabalho ou estudos? Saiba que dá pra fazer tudo #numaboa!

• por

Muitas pessoas saem de sua cidade, seu estado ou seu país para viver novas experiências, né? Mas para isso é preciso planejamento, viu? Assim, a nova vida pode ficar um pouco mais numa boa. Se liga nas dicas que a Youse preparou pra você! 

Leia +: 7 dicas para quem quer morar sozinho
Leia +: Mudança de vida radical

 

Visite a cidade de destino 

Claro que é possível se mudar para uma cidade completamente desconhecida, mas tudo fica mais fácil se você conhecer a cidade de destino antes. Experimente o lazer e a cultura local, mas tente não pensar só como turista. 

Converse com as pessoas sobre custo de vida e infra-estrutura, incluindo: aluguel, transporte, mercado de trabalho e opções em educação. Também pesquise quais as opções de lazer, se tem lugares para praticar esportes, visite o comércio e procure saber sobre segurança pública. 

Se não for possível visitar, a dica é: leia tudo que conseguir encontrar na internet sobre o local, veja vídeos, e até visite as ruas principais no Google Maps. Isso ajuda a alinhar expectativas sobre o seu destino!

 

Trace um planejamento financeiro

Este planejamento deve incluir o antes, durante e depois da mudança. Antes, busque quitar suas dívidas. Assim você alcança uma boa pontuação nos órgãos de proteção ao crédito, para aquelas compras de última hora. 

É necessário, ainda, pensar nos gastos relacionados diretamente à mudança: entenda se você vai precisar fazer depósito de meses de aluguel adiantados, se vai contratar caminhão ou empresa de mudança, se a nova morada precisa de uma boa mão de tinta. Faça também uma lista detalhada dos utensílios de casa que vai precisar comprar. 

É importante ter uma reserva de dinheiro para os primeiros meses. Se você está mudando de emprego, por exemplo, conte com imprevistos como algum atraso na burocracia de pagamento na nova empresa, e tenha em consideração que os gastos com a mudança podem desestabilizar as contas por algum tempo. 

 

Contratando serviços básicos 

Essa é, provavelmente, a parte que dá calafrios em quem precisa se mudar: o cancelamento e nova contratação de serviços como água, luz e internet. 

Esse momento pode exigir algumas horas ao telefone com atendentes virtuais e reais, mas é necessário fazer tudo com tranquilidade, pra não esquecer de nada. 

A primeira coisa a se fazer é combinar com as empresas o desligamento dos serviços na casa que você está deixando, e entender quais as últimas faturas a pagar. Sempre que possível, opte por consultá-las pela internet. 

Em seguida, pesquise como funcionam esses serviços no local de destino, os prazos para instalação e se dá pra resolver tudo virtualmente. Elabore um plano B para casos como: se você trabalha em home office e a internet não for instalada a tempo, existe um café ou biblioteca de onde você possa trabalhar? 

 

Desapegue do que não for necessário 

Esse pode ser um ótimo momento para fazer uma limpeza geral em suas coisas, desengavetando tudo e pensando no que é necessário levar e o que pode ser doado ou descartado. 

Caso você seja uma pessoa apegada, vale pedir ajuda a um amigo ou parente, que te conheça bem e saiba do que você precisa e do que pode se desfazer. 

Caso a mudança seja temporária, vale usar os serviços de um guarda-móveis, caso não possa levar tudo para o seu destino e não queira se desapegar das coisas que ficam. 

 

O momento da mudança 

É importante buscar por uma empresa de mudança com referências, que possa ajudar, inclusive, a embalar móveis e objetos antes do transporte. 

Se você vai precisar comprar móveis no local de destino, pode adiantar algumas compras em lojas online – mas atenção ao prazo de entrega!

Grupos de móveis usados nas redes sociais também são uma ajuda. É só procurar pelo nome do seu futuro bairro e ver os melhores resultados. 

E não se esqueça de contratar o seguro para a casa nova. Assim você chega com tranquilidade no novo lar, e pode organizar tudo #numaboa. Contrate tudo pelo site ou app Youse! 

 

Seu animalzinho está de malas prontas?

Se você tem pets, vale pensar no conforto dos bichinhos, nesse momento que pode ser um pouco estressante para eles. Marque uma consulta com o veterinário e se aconselhe sobre como fazer o transporte do animal com conforto e segurança. Pergunte sobre técnicas para uma adaptação #numaboa. 

 

Mudando de país

Se você vai se mudar de país, é imprescindível pesquisar quais os documentos exigidos pela lei local para permanência de estrangeiros. Esses documentos vão desde passaporte e visto, até comprovantes de vacinação em dia. 

 

Elabore um plano B

Um país novo pode ser empolgante, mas é necessário sempre ter uma carta na manga. Veja se você conhece alguma pessoa de confiança no país de origem e faça contato antes de viajar. 

Separe uma reserva de dinheiro para caso precise comprar uma passagem de volta, e conheça os órgãos internacionais de suporte ao migrante. 

Entenda a conversão para a moeda local e veja qual a forma mais vantajosa de trocar o dinheiro: se o câmbio é melhor na origem ou no destino. 

 

Fazendo as malas

Em viagens internacionais, a maioria das empresas admite que cada passageiro despache duas malas de até 32kg no porão de carga, e leve uma mala de mão. Porém, é importante checar com a empresa do seu voo, porque esses limites podem variar. 

Para não pagar por peso extra, calcule o que dá pra levar em duas malas. De preferência, tenha as malas com um mês de antecedência e vá arrumando aos poucos, para ter tempo de decidir o que vai com você e o que fica. 

A mala de mão é muito importante! É nela que você deve colocar tudo que é imprescindível, como documentos, celular e notebook, além de um “kit de sobrevivência” para alguns dias, que deve incluir remédios, uma agenda com contatos importantes anotados, e peças de roupa básicas, para o caso de extravio de bagagem. 

 

Esteja pronto para mudanças de planos

Por fim, o importante é estar aberto para o novo, investir em preparo emocional para estar longe do seu país, família e amigos, e entender que não existe lugar perfeito. 

Reduza expectativas sobre o seu destino. Como em todos os lugares, vai haver decepções e alegrias. O importante é aproveitar a jornada! 

 

Seja qual for o seu caminho, conte com a Youse

A Youse tem um seguro para cada necessidade: para a casa nova, para o carro que vai te acompanhar na estrada e até para a sua viagem dos sonhos! Consulte os planos pelo site ou app e contrate do seu jeito!