Pós-carnaval: dicas para deixar o carro brilhando depois do feriado

Saiu pra viajar com o seu possante e ficaram alguns resquícios do passeio nos bancos e na lataria? Confira as dicas que separamos para lavar o carro!

• por
Imagem: Freepik.com

Glitter, pelos de cachorro, migalhas de comida, terra e areia… Pois é, todo carnaval tem seu fim, porém deixa algumas evidências da folia por aí. Mas pode ficar numa boa, pois separamos algumas dicas práticas para deixar o carro pronto para a rotina após o feriado, com a ajuda do Eduardo Vasconcellos, especialista em estética automotiva.

Leia+ Aprenda como eliminar vírus e bactérias do seu carro

Leia+ Como se proteger de raios e enchentes durante as chuvas de verão

Dicas gerais na hora de lavar o carro

Antes de qualquer coisa, alguns cuidados são essenciais sempre que for lavar o carro. Eduardo destaca como principal jogar uma água antes de tudo. “É importante fazer isso para tirar o máximo de resíduo antes de esfregar, para não correr o risco de espalhar a sujeira com sabão e estragar a pintura”, explica. Além disso, ele recomenda sempre lavar o carro com dois baldes: um só com água e outro com shampoo neutro. Assim, você garante que tirou a sujeira do pano antes de passá-lo no carro novamente.

E tem mais: ele orienta que se tenha alguns panos à mão, um específico para pintura, outro pro vidro, o terceiro pra roda e o último pro interior do carro. Essa é uma medida para não levar a sujeira de um lugar para o outro. #FiqueAtento

Cuidado para não errar, hein?

Muitas vezes, na intenção de fazer a melhor lavagem possível, acabamos caindo nos erros mais comuns na hora de lavar o carro. Entre eles, usar bucha ou esponja para esfregar. “O indicado são os panos, como boinas e luvas, de microfibra”, orienta o especialista. Ele ainda diz que não devemos usar silicone ou diesel no carro, principalmente nos plásticos ou caixa de roda, porque acabam queimando mais facilmente com o sol, ficando esbranquiçados.

Bora tirar os resquícios da viagem?

Nada de negar as aparências e disfarçar as evidências, nessa lavagem pós-carnaval é pra tirar tudo que ficou de sujeira no carro, seja dos lanchinhos que fizeram no caminho, os pelos dos pets que passearam com você e até o glitter. E aqui ficam as orientações para esses casos:

  • Restos e migalhas de comida: o mais indicado é passar o aspirador de pó no carro, movendo completamente os bancos e tapetes para garantir que tirou tudo. Dependendo do alimento, você pode usar um limpador multiuso automotivo para o espaço interno de automóveis, também chamado de APC (sigla para All Purpose Cleaner, que significa “limpador de uso geral”).
  • Pelo de cachorro: para tirar o que ficou do seu amigo canino, existe uma escova especial, que tem as cerdas de silicone. Basta passar pelo estofado e tapetes para remover os pelos.
  • Glitter: para o glitter, o ideal é também usar o aspirador de pó e passar um pouco do APC para remover o que ficou grudado.

Agora se alguém abusou um pouquinho e não conseguiu segurar a última refeição no estômago, o trabalho é mais complicado.“Para limpar vômito o recomendado é fazer a higienização especializada. Isso porque se for no carpete ou banco de tecido, é preciso remover tudo. Esse procedimento é feito com água, produtos específicos e uma máquina extratora”, explica Eduardo.

Caso você queira apenas tirar “o grosso” até levar para higienizar, você pode remover o vômito com toalha, pouca água e o limpador multiuso. Para ajudar a secar, deixe os vidros abertos. Cuidado para não jogar muita água, pois isso pode fazer com que o tecido absorva tudo e fique ainda mais difícil tirar o cheiro.

Atenção pra próxima

Se está nos planos sair com o possante para viajar mais vezes, não dê bobeira e se previna. A dica aqui é sempre proteger o carro, seja com cera ou vitrificação da pintura, principalmente se ele for ficar exposto. Outra orientação do especialista é procurar por películas para os vidros que retenham o calor para conservar o interior do carro.

Além disso, vale sempre lembrar de evitar comer dentro do carro, não entrar com os pés cheios de areia, terra ou lama e não deixar que entre água no assoalho, para não ficar cheiro de mofo ou ter que trocar o feltro do carpete do carro.

Fique numa boa com a Youse

Quem é Youser tem tudo que precisa para viver as maiores aventuras numa boa, seja no fim de semana ou como propósito de vida. Com o Seguro Auto, além de proteger o seu carro, você conta com assistências que te ajudam no dia a dia, como a de Lavagem e Higienização que deixa o seu carro limpinho, mesmo se você passar por uma enchente.