Qual a distância entre os lugares cantados nas músicas?

Traçamos um itinerário com os endereços da MPB pra calcular quantos km separam pontos conhecidos das cidades

• por
Imagem: Getty Images

Onde você mora, um destino que está a “20 minutinhos” é realmente logo ali, ou fica no bairro mais distante da cidade? Em alguns lugares, esse intervalo é suficiente apenas pra cruzar um quarteirão de carro ou andar duas estações de metrô. Em outras cidades, é o que é preciso pra ir, voltar, chegar em casa e ficar de pernas pro ar.

Tem quem diga que a menor distância entre dois pontos é uma reta. Mas a gente sabe que a equação no dia a dia é mais subjetiva: vamos por onde tem menos semáforos, qual é a via mais fluida em determinado horário do dia, se vale a pena pegar no volante ou se a faixa de ônibus tá andando bem melhor.

Leia + 5 destinos para conhecer em até 100km de distância

Leia + Como é o seguro para carros novos e para veículos usados?

Por isso, listamos alguns lugares conhecidos da música brasileira pra te ajudar a recalcular a rota e se situar na distância entre os pontos da cidade.

Carioca da gema

Tim Maia foi um dos que mais viajou nas letras. Só descobrindo os sete mares, ele teria passado pela maior parte dos estados que ficam no litoral brasileiro. 

Mas era quando o cantor percorria os 35 km que separavam o bairro do Leme, onde morava, até a Praia do Pontal, na zona oeste, que declarava sua fascinação pelo Rio de Janeiro, dizendo não ter no mundo nada igual à beleza da orla carioca.

Atrás do trio elétrico vou

A Cidade Maravilhosa é onde os carnavalescos sambam na beira do mar, ou por 700 metros, ao cruzar a Sapucaí do começo ao fim – mais que o dobro de um estádio do Maracanã, que tem 317 metros no seu eixo maior. 

Enquanto o desfile no Sambódromo do Anhembi se estende por 530 metros para o paulistano, em Salvador é preciso fôlego extra: no maior percurso de carnaval da cidade, o Circuito Dodô, os blocos percorrem quatro km saindo do Farol da Barra em direção a Ondina.

Ainda na capital da Bahia, para “passar uma tarde em Itapuã, ao sol que arde em Itapuã, ouvindo o mar de Itapuã” e conhecer a praia favorita de Vinícius de Moraes, bastam 15 minutos de carro do aeroporto Deputado Luís Eduardo Magalhães – menos de 10 km separam um e outro. 

Mas pra quem acabou de descer do avião e quer ir direto pro Pelourinho – cenário de clipes de estrelas como Michael Jackson, Paul McCartney e Anitta – pega um trajeto de mais ou menos 25 km. 

Terra da Garoa

O tempo que leva pra percorrer de carro os 2,8 km da Avenida Paulista às seis da tarde é tão imprevisível quanto saber se na terra da Garoa o dia será ensolarado ou de tempo frio. 

Não há dúvidas, porém, de que, mesmo assim, seja mais rápido do que embarcar nos quase 9 mil km que separam São Paulo e Madri, e o amor da vida da dupla Fernando e Sorocaba. 

Nesse caso, até mesmo os 4 mil km que percorreram os cantores sertanejos Teodoro e Sampaio viajando do Oiapoque (AP) ao Chuí (RS) parecem mais perto.

Quem tem limite é município

Esse romance entre fronteiras teria sido facinho se a “pitchula” dos Mamonas Assassinas tivesse topado entrar na Brasília amarela e partir de Santos ao Paraguai – são 1400 km até a capital Assunção.

E o tal do João do Santo Cristo? Da sertania onde morava, o Faroeste Caboclo foi a Salvador, e de lá até Brasília, um trecho de 1.470 km que, por si só, leva quase um dia inteiro de estrada. Isso sem contar os quase 30 km de idas e vindas entre Taguatinga e a Asa Norte, onde conheceu Maria Lúcia. 

Aliás, que o amor move montanhas, a gente sabe. Mas pra ir a pé do Rio a Salvador, como sugere o sentimento incondicional cantado por Barão Vermelho, seriam necessários nada mais, nada menos, do que 1.510 km, ou 13 dias sem parar – além de um bom par de sapatos. 

Mas o amor pode estar do seu lado, e quem sabe você não está a dois passos do paraíso? Se você não tira o carro da garagem sempre, mas quer fugir pra outro lugar de vez em quando, o Seguro Auto por KM Rodado da Youse é uma ótima opção. Você faz tudo pelo app e só paga por aquilo que rodar. 😉