Qual a impressão que as pessoas têm quando vão te visitar?

Sua casa é a sua cara e diz muito sobre a personalidade do dono

• por
Imagem: Getty Images

Pode ser uma foto de família pendurada na parede, uma lembrancinha que você trouxe da última viagem, ou os livros na mesa de cabeceira que mostram seu interesse por culinária ou ficção. Tudo o que a gente coloca pra dentro de casa, e a maneira como o imóvel é ajeitado no dia a dia ou ao longo do tempo, pode revelar muito sobre quem somos. 

Inclusive, dá pra saber como tá o nosso humor somente pela organização: nos dias inspirados, até o topo do armário tá tinindo. Já quando a rotina está mais ocupada, é possível aceitar com tranquilidade as peças de roupa deixadas na cadeira pra gente pensar nisso depois.

Leia + #ModoCasa: Dicas de decoração pra deixar sua casa #TipoVc!

Leia + Plantas para ter em casa, decorar e dar cor ao seu dia

Mas nada de se preocupar em deixar a decoração toda pronta da noite pro dia, porque a parte mais gostosa do processo é ir percebendo o seu gosto e garimpando por aí coisas que são exatamente a sua cara. 

Agora me diz: você reconhece seu lar, doce lar em algum dos estilos abaixo?

Selva de pedra

Se antes a gente não entendia muito bem todo aquele orgulho que nossas avós e tias tinham ao mostrar cada brotinho novo que nascia na roseira, hoje ter um verdinho aqui e ali é objeto de cena em quase todo lar brasileiro – com direito a sessão de fotos nas redes sociais e tudo. 

Não é que até mesmo os mais jovens pegaram gosto por regar, cuidar e observar qual é a melhor posição do sol pra samambaia pendurada no teto? 

Queen Love GIF by Alina Landry Rancier - Find & Share on GIPHY

É comprovado que ter umas plantinhas dentro de casa é tudo de bom: a rotina do cultivo, fora toda a sensação de bem-estar, pode ser uma grande amiga do corpo e da mente. 

Tem gente que leva a botânica caseira tão a sério que praticamente vive numa natureza selvagem, né? Pra entrar algum vasinho novo, tem que sair algum membro da família.

Paz e amor

Avistou um macramê na parede, alguns cristais tomando um sol, e sentiu um cheirinho de incenso perfumando o ar? Dá pra imaginar que quem mora ali curte uma pegada mais BoHo e ecológica, com um folk de música de fundo ou Novos Baianos tocando na vitrola – o que alguns chamam de “tilelê” hoje em dia, sabe?

Grooving Dancing GIF - Find & Share on GIPHY

Nestes lares, onde é muito possível abrir a geladeira e encontrar apenas produtos orgânicos e nada de origem animal, sapatos #NãoPassarão da porta de entrada e todos os restos de comida vão direto pra composteira. #ErradoNãoTá

Todos os anjos, santos, crenças, rezas e rituais são mais que bem-vindos pra limpar a energia da casa e deixar fluir só as boas vibrações.

Terra Média ou quase lá

É um avião, um pássaro, um super-herói, um bonequinho de Dragon Ball com um superpoder de LED ou só o seu colar de Pedra Filosofal refletindo a luz do computador? 

Tem uma galera vidrada em cultura geek que costuma espalhar seus personagens favoritos dos desenhos, filmes ou HQs pelos quatro cantos da casa.

Pikachu Costume GIF - Find & Share on GIPHY

Às vezes, é preciso disputar o espaço da cama com as pelúcias do Pókemon, ou apagar a luz do abajur de Sabre de Luz pra ter uma boa noite de sono. Mas se por acaso você dormir um pouquinho mais, sem grilos: a voz do Buzz Lightyear no seu assistente de voz vai garantir que você não perca a hora.

High-Low

Sabe quando a sogra se muda pra uma casa pequena demais pra mesa de jantar de 8 lugares, ou o tio trocou de colchão por um daqueles embalados a vácuo e te repassou o antigo?

É assim, num mix de coisas novas e peças usadas, que nasce, cresce e com muito Faça-Você-Mesmo vive a casa de muita gente. Não dá pra dizer que não tem história, né?

Married Life GIF by Disney Pixar - Find & Share on GIPHY

Mas nem por isso os móveis e objetos ficam com a mesma identidade pra sempre. Tá nas mãos dos novos donos dar aquela renovada, seja com tinta, lixa ou um adesivinho estampado, e transformar a peça em algo com mais personalidade. Vale até capinha de crochê pra botijão de gás.

Visita ao zoológico

Agora se o sofá tá com os cantos meio esgarçados, ou se tem uma camada extra de pelos revestindo o piso da sala, tá fácil: a casa tem dono, e ele anda sobre quatro patas.

The Awesomes Knitting GIF by HULU - Find & Share on GIPHY

Caixinhas de areia no lugar dos móveis, brinquedos emborrachados que apitam de vez em quando e pedaços de papel higiênico espalhados pelo banheiro podem ser sinal de que tá alto o número de animais per capita. Mas também é uma declaração de amor do dono aos seus bichanos! <3 

A “Velha Louca dos Gatos” existe fora d’Os Simpsons e pode estar aí, disputando um canto com os gatos na sua própria cama de casal ou aspirando a casa 57 vezes ao dia pra tentar dar uma controlada nos espirros.

 

Mas o que importa, no fim do dia, é aquela sensação boa que dá voltar pro nosso canto, com as nossas coisinhas, e encontrar memória, identificação e aconchego. Assim como a sua casa é a sua cara, a Youse também é um seguro #TipoVc – montando o Seguro Residencial exatamente com o que você precisa, seu lar fica devidamente protegido e o bolso, com espaço sobrando.