Quem disse que chocolate não faz bem pra saúde?

• por

Leia +: https://start.youse.com.br/dia-a-dia/orientacao-nutricional 

Leia +: https://start.youse.com.br/proposito/modocasa-veja-dicas-e-receitinhas-pra-manter-uma-alimentacao-saudavel 

Hoje se comemora o Dia do Chocolate, iguaria que é conhecida praticamente em todo mundo e é base de muitas receitas deliciosas. Mas, o que muitos não sabem, é que consumido moderadamente ele também pode fazer bem a sua saúde. Bora entender melhor sobre essa história? 

Como surgiu o chocolate?

Alguns povos antigos das Américas, como os Olmecas e os Maias, faziam uma bebida quente com cacau torrado, água e ingredientes como pimenta e baunilha. Na época, o preparo era considerado sagrado, sendo consumido apenas em momentos ritualísticos. 

Contudo, o chocolate conhecido como é hoje em dia, só se tornou mundialmente popular quando os colonizadores espanhóis o levaram pra Europa.

Chocolate faz bem pra saúde?

O chocolate, se consumido em pequenas quantidades, pode fazer muito bem pra saúde. Vc sabia que o grão de cacau, além de gordura e carboidratos, também contém proteínas e minerais que são muito bons pro organismo? 

Vem saber todos os benefícios que um chocolatinho pode trazer na sua vida: 

  • Sensação de bem-estar pela liberação de serotonina, o hormônio da felicidade;
  • Redução dos riscos de acidente vascular cerebral;
  • Diminuição de dores e estresse;
  • Melhora do fluxo arterial.

 

O Chocolate ao redor do mundo

 

O chocolate rapidamente se espalhou por todos os países. E cada lugar criou uma forma diferente de lidar com esse tesouro. Se você é curioso, dá uma olhada nesses fatos sobre essa delícia:

  • A maior parte da produção de cacau no mundo, atualmente, acontece na Costa do Marfim, país na África Ocidental;
  • As primeiras versões do chocolate ao leite surgiram na Suíça, onde o cacau era misturado com leite em pó;
  • Alemanha, Bélgica e Suíça são os países que mais consomem chocolate no mundo; 
  • O Vaticano já considerou a bebida de cacau sagrada.

É por isso que hoje o chocolate é um dos alimentos mais queridos do mundo! No Brasil, cada pessoa consome, em média, dois quilos e meio dessa iguaria por ano. Em países como a Suíça, esse consumo pode chegar a 8 quilos! Chocolate é muito bom, mas é um alimento é bem calórico, então fica de olho pra não exagerar, hein? 

 

Não dá pra confiar só no chocolate

Um chocolatinho ajuda na felicidade e até mesmo na saúde, mas não substitui alguns cuidados. Por isso, conte com o suporte profissional do Seguro de Vida Youse pra vc ficar #NumaBoa. Faça a cotação pelo site ou app e contrate do seu jeito!