Quer reformar a casa? Planejamento é o segredo pra vc ficar numa boa!

• por

Você é daqueles que quer aproveitar as férias pra dar uma cara nova na casa, mas não sabe por onde começar? Então, fica numa boa! A gente separou as melhores dicas para reformar o seu cantinho, ou até mesmo a casa inteira!

Leia +: https://start.youse.com.br/dia-a-dia/cuidados-com-a-casa/7-dicas-para-quem-quer-morar-sozinho 

Leia +: https://start.youse.com.br/dia-a-dia/criancas-e-idosos-em-casa-veja-como-evitar-acidentes-domesticos

Você é daqueles que quer aproveitar as férias pra dar uma cara nova na casa, mas não sabe por onde começar? Então, fica numa boa! A gente separou as melhores dicas para reformar o seu cantinho, ou até mesmo a casa inteira! 

 

Planejamento é fundamental 

Antes de começar uma obra, seja grande ou pequena, é necessário se planejar.  Esses são os três fatores mais importantes em que você precisa pensar:

  • Dinheiro

Não importa se o seu orçamento é alto ou baixo, é por ele que você precisa começar a planejar sua reforma. Afinal, quanto você quer gastar? 

É necessário saber quanto dinheiro você tem disponível, quanto você consegue levantar até o final da reforma e calcular um teto de gastos mensal. Além disso, lembre-se: imprevistos acontecem. Então, reserve uma parte da grana pra um cano estourado ou uma instalação elétrica que não estava nos planos. 

  • Tempo

Uma obra que não termina nunca pode ser o maior pesadelo de qualquer pessoa, não é mesmo? Por isso, se você for fazer muitas coisas por conta própria, seja realista com relação às horas que pode dedicar por dia a esse sonho. 

Já se for contratar mão de obra, alinhe expectativas com o profissional e peça atualizações diárias sobre o andamento de cada etapa. 

  • Prioridades

Agora que você já sabe quanto tempo e quanto dinheiro pode gastar na sua reforma, é importante pensar em prioridades. Qual ambiente é necessário você dar mais atenção?

Talvez não seja a hora de trocar todo o revestimento do banheiro, mas que tal pintar os azulejos com tinta epóxi? E se você cobrir a área externa com deck de madeira, dá pra adiar o quebra-quebra. 

Existem muitas soluções criativas quando o assunto é acabamento. Faça uma pesquisa caprichada de preços e tendências. Aí é só dar asas à imaginação!

Do it yourself!

Se você não quer contratar um profissional, ou a grana não deixa, existe o famoso “faça você mesmo”. 

Uma dica útil para esse caso é: cuide das ferramentas e materiais de construção. No fim de cada dia, limpe e organize as ferramentas, para evitar que você precise comprar ferramentas novas. Não deixe o cimento secar no carrinho de mão, e muito menos esqueça a areia em área descoberta, para que a chuva não leve tudo embora. 

É bom estar atento a cada passo da obra! Afinal, ninguém gosta de desperdício, né?

 

Contratando ajuda

Guardou uma boa grana para realizar esse sonho e quer contar com a ajuda de um profissional? Ainda é necessário ficar atento ao contratá-lo. 

Peça indicações aos amigos e parentes e procure ver fotos e vídeos de trabalhos já realizados por ele antes. Assim vc garante que seu dinheiro vai ser bem aproveitado!

 

Não caia em tentação

Todo mundo ama um precinho baixo! Mas quando o assunto é material de construção, o barato pode sair caro, viu? Lembre-se que cada peça escolhida pode ficar na sua casa por anos, ou até mesmo décadas. 

Peça ao vendedor uma opinião sincera sobre as marcas que você está escolhendo, e desconfie de preços muito diferentes do mercado. Se necessário, leia na internet sobre os materiais e espere para comprar quando estiver seguro.

 

A obra ficou linda, mas faltou a mobília?

Uma maneira legal de dar um toque diferente na sua casa é reformando móveis antigos, para dar uma carinha de novo ao que já está usado. A internet está cheia de tutoriais que podem te ajudar nessa! 

Outro jeito de dar uma cara nova ao ambiente, gastando bem pouco, é ficar de olho em brechós e bazares, que vendem móveis estilosos a um preço em conta. 

Tem também os artigos de decoração como plantas, quadros, luminárias e almofadas, que são um investimento baixinho, mas deixam a casa renovada!

 

Proteja o seu lar 

Agora que o seu lar está mais lindo do que nunca, não esqueça de proteger o patrimônio. O Seguro Residencial Youse foi feito pra deixar seu cantinho protegido e aproveitar #NumaBoa. Contrate pelo site ou app!

 

Texto por Suellen Amorim