Dia do Livro: saiba quem são os 7 novos autores brasileiros que você precisa conhecer

Ficção, fantasia, romance, não importa: sempre tem uma história #TipoVc!

• por
Imagem: GettyImages

A literatura tem o poder de traduzir pensamentos e comportamentos de uma época – isso sem contar quando ela nos transporta a universos imaginários repletos de possibilidades que nem sabíamos que poderiam existir. Como aqui na Youse a gente adora tudo o que traz um gostinho de inovação, a gente resolveu comemorar o Dia do Livro, celebrado em 29 de outubro, montando uma lista dos novos autores brasileiros que você precisa conhecer. Vem ver! 🙂

Saiba+: Dia da Música: uma playlist pra cada momento do seu dia

Saiba+: Dia do Gamer: 6 jogos pra você personalizar do seu jeito!

Os novos autores brasileiros que você precisa conhecer!

Jarid Arraes

A primeira da lista de autores brasileiros é Jarid Arraes, escritora de Juazeiro do Norte, interior do Ceará. Jarid começou sua carreira trazendo para a literatura contemporânea uma releitura de um gênero muito popular na sua região: o cordel, que é narrado de forma rimada e originado de relatos orais. Seu primeiro lançamento foi “As Lendas de Dandara”, livro de contos sobre a guerreira quilombola Dandara, companheira de Zumbi dos Palmares. O livro também foi publicado na França com o título de “Dandara et les esclaves libre”. Chique, né? Em “Heroínas Negras Brasileiras em 15 cordéis”, a autora chamou a atenção por trazer um recorte racial e feminista. Já seu livro de contos “Redemoinho em dia quente” conta histórias de mulheres que não se encaixam em padrões e desafiam preconceitos. Isso é que é girl power!

Ray Tavares

Formada em Gestão de Políticas Públicas, Ray Tavares abandonou a vida dentro de escritórios para se dedicar 100% à escrita. Ela começou a escrever fanfics com apenas 13 anos e, hoje, com 26, mantém o foco no público infanto-juvenil. Em 2017, publicou “Os 12 Signos de Valentina”, que conta a história da estudante Isadora em busca de um amor que tenha um signo compatível ao seu. A obra foi lida mais de dois milhões de vezes na rede social voltada à literatura Wattpad! Em 2018, publicou o livro “Confidências de Uma Ex-Popular”, sobre uma jovem rica que foi expulsa de sua escola e obrigada a ir para um internato. O livro teve seus direitos comprados pela Paris Filmes. A gente torce pra que chegue ao cinema logo!

Vitor Martins

Falar sobre diversidade é falar sobre o mundo – e isso o jornalista e escritor Vitor Martins faz muito bem! Suas histórias têm como foco o público LGBTQ+ e trazem como protagonistas jovens que enfrentam medos e preconceitos pra vivenciar o amor. Ele tem quatro contos e dois livros publicados: “Quinze dias”, que conta a história de Felipe, um jovem que divide o apartamento com sua paixão de infância, e “Um milhão de finais felizes”, sobre Jonas, um menino que descobre sua sexualidade enquanto tenta lidar com a família conservadora. Em novembro, ele lança sua terceira obra, dessa vez nos Estados Unidos, “Here The Whole Time”. Um escritor muito necessário nos dias de hoje.

Felipe Castilho

A literatura fantástica é muito bem representada no Brasil pelo roteirista e escritor Felipe Castilho. Felipe ficou conhecido pela série de livros “O Legado Folclórico”, que conta a história de Anderson, um menino de 12 anos que divide sua vida entre a realidade escolar e uma rotina virtual repleta de aventuras. Em 2017, foi indicado ao Prêmio Jabuti pelo quadrinho “Savana de Pedra”, que aborda o sucateamento da educação brasileira. Felipe também é autor de “Ordem Vermelha: Filhos da Degradação”, sobre a  jornada de quatro improváveis heróis lutando pela liberdade de um povo.

Lucas Verzola

Lucas Verzola é formado em Direito e bebeu de sua experiência de trabalho no Tribunal de Justiça de São Paulo para compor seu primeiro livro, “Em conflito com a lei”. A obra mistura ficção e não-ficção e traz relatos sobre a vida de jovens infratores. Em 2019, Lucas lançou o livro de contos “A última cabra”, com dez histórias marcadas por personagens em situações de encurralamento.

Luisa Geisler

A carreira de Luisa Geisler como escritora começou em 2011, com a obra “Contos de mentira”, livro composto por contos que falam de mentiras – mas não aquelas superficiais e, sim, as implícitas nas relações humanas. Graças à obra, ela ganhou o Prêmio Sesc de Literatura e foi finalista do Prêmio Jabuti, com apenas 19 anos! No ano seguinte, entrou para a lista dos melhores jovens escritores brasileiros pela revista Granta. Ela também é autora de “Quiçá”, “Luzes de emergência se acenderão automaticamente” e “De espaços abandonados”. Menina prodígio!

Miguel del Castillo

O carioca Miguel del Castillo é escritor, tradutor e editor. Assim como Luisa, também fez parte da lista de melhores jovens escritores brasileiros da revista Granta. Em 2010, recebeu o prêmio Paulo Britto de Poesia e Prosa, com o conto “Carta para Ana”. Em 2015, lançou seu primeiro livro, “Restinga”, que investiga os efeitos de grandes tragédias coletivas na vida particular de seus personagens. O sucesso foi tão grande que os direitos do livro foram vendidos para o cinema, assim como outro livro de sua autoria, “Cancún”, que conta a história de Joel, que após o falecimento do pai tenta repetir os passos paternos, que passou quatro anos misteriosos em Cancún.

Os clássicos

Pra garantir que você já deu check nos clássicos da literatura brasileira, a gente preparou uma lista com as maiores obras do país, olha só:

  • Memórias Póstumas de Brás Cubas – Machado de Assis
  • O Cortiço – Aluísio Azevedo
  • A Escrava Isaura – Bernardo Guimarães
  • Dom Casmurro – Machado de Assis
  • Os Sertões – Euclides da Cunha
  • Memórias de um Sargento de Milícias – Manuel Antônio de Almeida
  • O Guarani – José de Alencar
  • Triste Fim de Policarpo Quaresma – Lima Barreto
  • Til – José de Alencar
  • Macunaíma – Mário de Andrade
  • O Quinze – Rachel de Queiroz
  • Vidas Secas – Graciliano Ramos
  • Vestido de Noiva – Nelson Rodrigues
  • Grande Sertão: Veredas – Guimarães Rosa
  • A Paixão Segundo G.H.  – Clarice Lispector
  • Morte e Vida Severina –  João Cabral de Melo Neto

Já deu pra perceber que essa nova geração de autores brasileiros chegaram pra transformar a literatura, né? E nada mais justo que a gente sonhar com novas realidades também, com mais diversidade, amor e muita paixão pela leitura! E então, já sabe qual livro vai te acompanhar nessa semana? É só escolher o que mais se encaixa no seu estilo! Continue acompanhando a gente por aqui que tem sempre uma história, curiosidade ou dica super legal pra vc 🙂